Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

GDF anuncia que túnel de Taguatinga será batizado de Rei Pelé

O governo do Distrito Federal anunciou, na tarde desta terça-feira (3), que o Túnel de Taguatinga será batizado de Rei Pelé. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol do mundo, morreu na quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo (veja mais abaixo). O corpo foi sepultado nesta terça, em Santos (SP).

As obras do túnel começaram em julho de 2020. A promessa inicial era que ele seria entregue em janeiro de 2022, mas a previsão foi alterada para junho de 2022, no entanto, a inauguração ainda não ocorreu.

O g1 questionou a Secretaria de Obras sobre uma nova previsão, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno. Segundo o GDF, a construção do túnel de Taguatinga é a maior obra viária em andamento no país e custa R$ 275,7 milhões.

Obras

Os recursos da construção do túnel de Taguatinga são provenientes de um financiamento firmado pelo governo com a Caixa Econômica Federal. A passagem subterrânea pretende ligar Ceilândia ao centro de Taguatinga pela Avenida Elmo Serejo e beneficiar 135 mil motoristas que passam diariamente pelo local, de acordo com o governo.

O edital para a construção do túnel de Taguatinga chegou a ser lançado em 2014, mas foi suspenso pelo Tribunal de Contas do DF dois anos depois, em 2016. Em dezembro de 2019, a Corte liberou a construção.

O acesso subterrâneo terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido. O projeto prevê ainda a revitalização, tornando o espaço um “boulevard arborizado”, com reforma de calçadas e ampliação de estacionamentos.

Homenagem

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021. Já em fevereiro deste ano, o ex-jogador se internou no Albert Einstein para dar continuidade à quimioterapia.

Um boletim médico divulgado na última quinta (29) informou que a morte aconteceu às 15h27, “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”. (G1)

 

Gostou? Compartilhe!

Leia mais