Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

Comandante-geral da PMDF é convocado para prestar depoimento

O comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Klepter Rosa Gonçalves (foto), foi convocado, nesta quinta-feira (4), para prestar depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Reunião está marcada para 29 de junho. O militar substituiu o coronel Fábio Augusto na função, após decisão do ex-interventor federal Ricardo Cappelli. A troca ocorreu após atos terroristas no centro de Brasília, no dia 8 de janeiro.

Nesta quinta-feira, a CPI deve ouvir o empresário Adauto Lúcio de Mesquita, suspeito de de transferir dinheiro para contas bancárias de golpistas, além de pagar o transporte até a Esplanada dos Ministérios no dia dos ataques às sedes dos três poderes.

Em relatório da Polícia Civil enviado à CLDF consta que, além de financiar os atos criminosos, Adauto também teria participado ativamente das manifestações golpistas. Em um vídeo divulgado em rede social, conforme investigações, Adauto apresenta um trio elétrico que teria sido alugado para alguma das manifestações e afirma que seria “o maior de Brasília”.

Adauto e Joveci Xavier de Andrade, que já foi ouvido pelos parlamentares, são donos da rede Melhor Atacadista. Ainda segundo a Polícia, Adauto é proprietário de 21 propriedades rurais, distribuídas entre as cidades goianas de PlanaltinaNiquelândia e Luziânia.

Em nota, a assessoria de imprensa da rede Melhor Atacadista negou que o empresário tenha financiado movimentos antidemocráticos e afirmou que Adauto “repudia veemente” os atos de 8 de janeiro.

Calendário atualizado

No mês de maio, além de Adauto Lúcio de Mesquita, outras duas pessoas devem ser ouvidas:

  • 11 de maio: Coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PM;
  • 18 de maio: general Gustavo Henrique Dutra de Menezes (General Dutra), ex-chefe do Comando Militar do Planalto;

Já em junho, há dois depoimentos marcados:

  • 1º de junho: General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • 17 de junho: General Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI.

Os assessores dos generais Augusto Heleno e Dutra estiveram no Plenário da Câmara Legislativa, nesta quinta, para avaliar a estrutura de segurança do local. (G1)

Gostou? Compartilhe!

Leia mais