Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

Músicos fazem homenagem Dominguinhos no Clube do Choro

Neste mês, completa-se 10 anos da morte do instrumentista, cantor e compositor Dominguinhos . Para homenagear o talentoso nordestino que marcou a música brasileira, a cantora Taís Guerino e o maestro Marcos Farias fazem um show, nesta quinta-feira (6), no Clube do Choro.

Outros músicos também participam do espetáculo: Manassés de Souza, Luis Kiari, Jorge Macarrão e Emmanoel Farias. O maestro Marcos Farias é filho dos músicos Marinês e Abdias, que tocavam com Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

“Dominguinhos é como se fosse da família. A gente teve uma intimidade muito grande até a data em que ele nos deixou. Tive a oportunidade de estar com ele sempre aqui em Brasília, nas viagens, nas gravações no Rio, em São Paulo e pelo Brasil afora”, diz o maestro.

Segundo Farias, o show tem um caráter intimista, como se fosse uma “conversa de amigos” para relembrar a trajetória de Dominguinhos. Além disso, a ideia é mostrar um lado do músico não tão conhecido pelo público.

“Ele acaba sendo ligado muito ao forró, ao xote, ao arrasta-pé, essas coisas. Mas ele tem um lado romântico muito forte. E o é isso que a gente vai enfatizar bastante nesse show, as coisas mais românticas, o porquê daquelas músicas. É um bate-papo musical na verdade. E vai ser muito interessante”, conta.

Para a cantora Taís Guerino, o show é uma oportunidade para homenagear Dominguinhos não apenas como artista, mas também como pessoa.

“Ele é uma referência para mim, não só por sua trajetória na música brasileira. É uma referência de afeto e simplicidade, uma inspiração. Me sinto realizada”, diz Taís.

Quem foi Dominguinhos

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco.

Ele conheceu Luiz Gonzaga aos 8 anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto GilChico Buarque, Anastácia e Djavan.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com os irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. Dominguinhos morreu em julho de 2013, aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. (G1)

Programe-se

Show em homenagem a Dominguinhos

  • Quando: quinta-feira (6)
  • Horário: 20h30
  • Onde: Clube do Choro
  • Endereço: Setor de Divulgação Cultural (SDC), região central de Brasília
  • Valor: R$ 30 + taxa de serviço (2º lote)
  • Vendas: pelo site

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais