Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

União Europeia diz que vai manter ajuda humanitária

O  alto representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE), Josep Borrel, desmentiu o eventual cancelamento de apoio financeiro à Palestina. “Já foi esclarecido que a UE não vai suspender o seu apoio financeiro e nem a ajuda humanitária ao desenvolvimento do povo palestino nos territórios ocupados”, afirmou ao final da 27.ª reunião ministerial conjunta da União Europeia e do Conselho de Cooperação do Golfo [Pérsico], que decorreu na capital de Omã, Mascate.

O alto representante da UE apelou pelo fim da violência e do terror e ao respeito pela legislação internacional humanitária por todas as partes envolvidas no conflito.

“Apelamos à libertação de reféns e lembramos a obrigação de cumprir os princípios universais da lei humanitária internacional e de garantir o acesso a alimentos, água e medicamentos. Rejeitamos atos terroristas que criam tanto sofrimento e não ajudam a causa palestina, e insistimos na necessidade de uma solução política para evitar a repetição deste ciclo de violência”, disse. (BdF)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais