Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

Republicano é eleito para presidir Câmara dos Deputados dos EUA

Após semanas de impasse, os deputados dos Estados Unidos elegeram nesta quarta-feira (25) um novo presidente para a Câmara dos Representantes (como é a chamada a Câmara dos Deputados no país). O republicano Mike Johnson, deputado conservador e religioso do estado da Louisiana, foi eleito com ampla vantagem dos votos. Ele substitui, assim, o também republicado Kevin McCarthy, que no início de outubro foi destituído do cargo após uma rebelião da extrema direita do Partido Republicano na Câmara. Foi a primeira vez na história do país que o líder da Casa foi derrubado. Desde então, deputados tentaram por três vezes eleger um novo presidente, mas todas as votações acabaram sem a maioria necessária para isso.

Desta vez, Mike Johnson venceu na primeira votação com o apoio de todos os republicanos da Câmara. Pouco conhecido, Johnson não integrava a “cúpula” de deputados republicanos, mas emergiu como candidato após as tentativas frustradas anteriores, fruto do grande racha que o partido vive na Câmara.Um dos fatores que explicam sua eleição é o fato de Johnson ter poucos inimigos e ter recebido apoio do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Discurso à Câmara

Falando à Câmara após ser eleito, Johnson mencionou o trabalho de Joe Biden, presidente dos EUA, que é do Partido Democrata. Ele citou a teoria falsa de que as eleições presidenciais de 2020 foram fraudadas.

“Joe Biden venceu as eleições presidenciais de 2020. Ele está fazendo um ótimo trabalho em circunstâncias difíceis, e nenhuma negação eleitoral jamais mudará essa realidade”, disse Johnson.

O republicano também afirmou que o primeiro projeto de lei que apresentará ao plenário da Câmara, ainda hoje, é uma resolução que defende Israel em sua guerra contra o Hamas.

Quem é Mike Johnson

Johnson tem 51 anos e nasceu em Shreveport, a terceira maior cidade da Louisiana. É o mais velho de quatro irmãos e filho de um bombeiro que ficou gravemente queimado e incapacitado durante o serviço.

Antes do Congresso, Johnson era um advogado que trabalhava principalmente em questões de liberdade religiosa, defendendo com sucesso a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Louisiana em 2004.

“Sou cristão, marido, pai, conservador de longa data, advogado constitucional e proprietário de uma pequena empresa, nessa ordem”, disse ele ao jornal Louisiana Baptist Message em 2016.

Ele foi eleito para a Câmara Municipal da Louisiana em 2015 e concorreu com sucesso ao Congresso em 2016. Atualmente, Johnson representa o quarto distrito eleitoral da Louisiana, que ocupa o canto noroeste do estado e inclui sua cidade natal, Shreveport. (G1)

Gostou? Compartilhe!

Leia mais