Brasília, 01/10/2024

Brasília, 01/10/2024

Netanyahu confirma que Israel vai realizar operação terrestre em Rafah

Um dia depois de ser criticado por Joe Biden, principal aliado em meio ao conflito na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou as intenções do governo do país em iniciar uma operação terrestre na região de Rafah, próximo à fronteira do enclave palestino com o Egito.
“Iremos para lá. Não iremos recuar”, disse Netanyahu em entrevista ao Politico, destacando que a operação pode ocorrer dentro de um ou dois meses.
Apesar do número de mortos pela guerra contra o Hamas já superar 31 mil pessoas só na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel ainda declarou que não haverá cessar-fogo durante o Ramadã, considerada a data mais importante do calendário religioso muçulmano e que começa na próxima segunda-feira (11) nos países islâmicos.
Segundo Netanyahu, os ataques e bombardeios realizados pelas Forças de Defesa de Israel só serão paralisados quando todos os reféns mantidos em cárcere pelo Hamas desde o dia 7 de outubro forem libertados. Porém, o líder israelense declarou que não há “avanço” nas negociações.
Netanyahu também disse à publicação que alguns líderes árabes apoiam a continuidade da operação contra o Hamas no território palestino, que já dura mais de cinco meses.
No último sábado (9), mais de 20 mil pessoas foram às ruas de Tel Aviv para pedir a saída do primeiro-ministro do governo e a convocação de eleições antecipadas em Israel. Além das insatisfações com o conflito e estabilidade da região, a população do país viu o Produto Interno Bruto (PIB) cair quase 20% no ano passado.
O número de feridos pelos ataques na Faixa de Gaza ultrapassou 72 mil pessoas, informou o Ministério da Saúde de Gaza. O conflito entre Israel e Palestina tem sido uma fonte de tensão e de combates na região há décadas. Uma decisão da ONU em 1947 determinou a criação de dois Estados, porém apenas o israelense foi criado. (Sputnik Brasil)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais