Natural de Teresina (PI), o conselheiro Inácio Magalhães Filho atuou como presidente da instituição no biênio 2013-2014, vice-presidente em 2021-2022 e corregedor de 2017 a 2020
O conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Inácio Magalhães Filho, recebeu o título de título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene na noite desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem e presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), exaltou as qualidades de Inácio Magalhães Filho, como a integridade e a honestidade, além da capacidade técnica e habilidade política no exercício das funções públicas. “Por sua história em prol do Distrito Federal, ele é exemplo para todos nós”, afirmou, ao estender a honraria aos familiares do homenageado.
Em nome do TCDF, o presidente da instituição, Márcio Michel, elogiou a iniciativa da CLDF e parabenizou o homenageado. “Sinto-me lisonjeado por ter você como um amigo de trabalho”, declarou.
Do mesmo modo, o vice-presidente do TCDF, André Clemente, registrou sua admiração por Inácio Magalhães Filho, ao apontar seu conhecimento, capacidade e humanidade. “Ganha o Distrito Federal por ter um cidadão honorário dessa estirpe”, disse.
Por sua vez, Renato Rainha, conselheiro do TCDF e ex-deputado distrital, parabenizou Wellington Luiz pela iniciativa e Inácio Magalhães Filho pela magna homenagem. “Conviver com Inácio é motivo de grande aprendizado”, ressaltou, ao citar os domínios do homenageado, que é “referência nacional na área de controle e de pessoal”.
Na mesma linha, o conselheiro e ex-deputado distrital Manoel de Andrade cumprimentou a CLDF pela escolha do homenageado, “uma pessoa preparada, com quem aprendemos muito”, reforçou.
Jornada
A servidora aposentada do TCDF e amiga do homenageado, Sônia Castro, destacou a jornada de enormes desafios e muitas conquistas de Inácio Magalhães Filho, “homem público com brilhante atuação, sempre disposto a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas em suas atividades”. Para a servidora, que narrou sua gratidão e admiração, a trajetória do conselheiro justifica o título outorgado pela CLDF. “Seu merecimento é indiscutível”, considerou.
Em vídeo apresentado durante a sessão solene, diversos colegas, amigos e familiares destacaram a dedicação e o comprometimento de Inácio Magalhães Filho.
Agradecimento
Ao agradecer a homenagem, o conselheiro Inácio Magalhães Filho contou que ama Brasília, cidade que o recebeu aos oito anos de idade. Com o título de Cidadão Honorário de Brasília, ele pontuou: “A partir deste momento, tenho sentimento de mais responsabilidade em buscar aprimorar as respostas esperadas pela sociedade”.
Sobre sua atuação no TCDF, o conselheiro observou que seu grande desafio diário é “buscar, dentro do sistema normativo, encontrar uma saída justa”. Ele agradeceu aos colegas conselheiros oriundos da CLDF por compartilharem suas experiências e relatou sua proximidade com a casa legislativa.
Por fim, ele agradeceu o apoio da família e dedicou o título à mãe, Maria de Jesus da Costa Magalhães, que faleceu neste ano, e foi auditora de controle externo do Tribunal de Contas da União. “Ela sempre foi uma grande referência para mim em todos os sentidos”, assinalou.
Várias autoridades cumprimentaram o homenageado, como a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, e o diretor da Novacap, Fernando Leite.
Atuação
Natural de Teresina (PI), o conselheiro do TCDF, Inácio Magalhães Filho, atuou como presidente da instituição no biênio 2013-2014, vice-presidente em 2021-2022 e corregedor de 2017 a 2020. Entre outros cargos, foi procurador do Ministério Público de Contas do DF e auditor de Controle Externo do TCDF. É doutor em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), com graduação em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), especialização em Auditoria Governamental pela Escola de Administração Fazendária e pós-graduação em Direito Público pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal.
O homenageado é autor do livro “Lições de Direito Previdenciário e Administrativo no Serviço Público”, além de artigos em publicações especializadas. Professor, palestrante e instrutor de cursos nas áreas de legislação de pessoal, aposentadorias e pensões, legislação constitucional aplicada a servidores públicos, entre outros. (Agência CLDF)