Brasília, 28/09/2024

Brasília, 28/09/2024

Morte de professora da UFG causa comoção nas redes sociais

A Universidade Federal de Goiás (UFG) comunicou a morte da professora Janine Helfst Leicht Collaço, ocorrida na noite de quinta-feira (5), na casa onde ela morava, em Goiânia. Janine era professora da Faculdade de Ciências Sociais há mais de 10 anos e, segundo amigos, enfrentava problemas de saúde.

A notícia comoveu alunos e ex-colegas de trabalho nas redes sociais. “Descansa em paz Janine. Obrigada pelo conhecimento repassado, foi um privilégio!”, afirmou uma mulher. “Uma perda imensa em tantos aspectos para os que ficam”, lamentou outra internauta.

A UFG suspendeu todas as atividades da Faculdade de Ciências Sociais nesta sexta-feira (6). Janine deixa o marido e duas filhas. Informações sobre velório e sepultamento não foram repassadas.

“Janine era profundamente vocacionada e dedicada à docência e à pesquisa. Consternada com essa perda, a comunidade FCS UFG registra aqui suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos da professora Janine”, diz a nota de pesar da Universidade.

Janine era mestra e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e se tornou professora da UFG em 2012. Na Faculdade de Ciências Sociais, foi vice-diretora de 2014 a 2018 e integrou os quadros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do qual, no momento, era vice-coordenadora.

Apaixonada por gastronomia, fundou e liderou o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca) e coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste e orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em suas áreas de atuação.

O perfil do programa de pós-graduação, do qual ela era vice-coordenadora, também prestou homenagens à professora nas redes sociais, afirmando que Janine era uma “antropóloga, professora e pesquisadora brilhante”, que “deixa um legado incomensurável fruto de seu trabalho e produção acadêmica prolífera e ininterrupta”.

“Guardaremos com muito carinho na memória seu olhar compreensivo e acolhedor, sua chama de alegria, sua presença leve e diplomática, seu bom humor inconfundível, sua vibração com a pesquisa e com a docência, seu exemplo de persistência, coragem e força”, diz a publicação.

Em nota, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) também lamentou a morte de Janine, dizendo que “sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação pública foram exemplos de excelência e inspiração para todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado”.

Nota de pesar UFG e Faculdade de Ciências Sociais

Com imenso pesar, a Faculdade de Ciências Sociais comunica o falecimento da professora Janine Helfst Leicht Collaço, ocorrido na noite desta quinta-feira, 5/9.

Profundamente vocacionada e dedicada à docência e à pesquisa, ela era mestra e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e se tornou professora da FCS/UFG em 2012. Na faculdade, foi vice-diretora de 2014 a 2018 e integrou os quadros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG), do qual, no momento, era vice-coordenadora.

Janine era apaixonada por gastronomia. Fundou e liderou o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca) e coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste e orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em suas áreas de atuação.

Ainda não há informações sobre as cerimônias funerais.

Por essa perda imensurável, a FCS registra aqui suas mais sinceras condolências a familiares e amigas/os da professora Janine e, em luto e sua homenagem, suspenderá as atividades nesta sexta-feira, 6/9.

Nota de pesar Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento da querida colega e professora Janine Helfst Leicht Collaço. A comunidade de docentes, discentes e egresses do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG se enluta e se une na dor desta perda dilacerante para homenagear a colega, professora e orientadora que nos deu o privilégio de sua companhia nesses 14 anos de trabalho. Guardaremos com muito carinho na memória seu olhar compreensivo e acolhedor, sua chama de alegria, sua presença leve e diplomática, seu bom humor inconfundível, sua vibração com a pesquisa e com a docência, seu exemplo de persistência, coragem e força. (G1)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais