Brasília, 28/09/2024

Brasília, 28/09/2024

Ataques israelenses no Líbano: número de mortos sobe para 274 e feridos ultrapassam mil

O número de mortos nos bombardeamentos de Israel esta segunda-feira contra pontos do Líbano subiu para 274 e o número de feridos ultrapassa os mil, enquanto continuam as evacuações em massa do sul do país, informou o Ministério da Saúde Pública libanês.

O chefe do departamento, Firas Abiad, informou em conferência de imprensa que os ataques aéreos ocorridos desde esta manhã nas regiões sul e leste do país já provocaram 274 mortos e 1.024 feridos. Ele explicou que alguns deles chegaram a ambulâncias e centros médicos.

Dois profissionais de saúde foram mortos e outros 16 ficaram feridos nos bombardeamentos enquanto participavam em operações de transferência de vítimas para hospitais.

O Ministério da Saúde Pública está em contacto com as autoridades dos países aliados para fornecer material médico e medicamentos e, ao mesmo tempo, prepara-se para aumentar o nível de alerta no sector da saúde caso os ataques se expandam, acrescentou Abiad.

Israel lança intensos bombardeios contra o Líbano

Desde o início da manhã, Israel lançou intensos bombardeios contra áreas do sul do Líbano e também do Vale do Bekaa, no leste do país.

Os confrontos entre o Estado judeu e o grupo xiita Hezbollah entraram numa nova fase de intensidade desde a semana passada, quando milhares de dispositivos de comunicação nas mãos de membros da formação libanesa explodiram simultaneamente e vários dos seus altos comandantes foram assassinados perto de Beirute.

Os incidentes deixaram cerca de 80 mortos e 3.000 feridos no Líbano e levaram a campanhas de bombardeamentos massivos por parte de Israel.

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais