Brasília, 18/11/2024

Cristina Fernández chama Milei de “ditadora” por tirar sua pensão

A ex-Presidente argentina Cristina Fernández (2007-2015) chamou esta quinta-feira o Presidente Javier Milei de “ditador” quando rejeitou a sua decisão de lhe retirar a pensão que recebia por ter ocupado o cargo de Chefe de Estado.

«A única coisa que estava faltando, Milei. Acontece agora que, além de ser chefe do Poder Executivo, pretende criar e presidir um ‘Tribunal de Honra’ para julgar a honra, o mérito e o bom desempenho no cargo dos ex-presidentes da Nação. E ainda por cima… Um tribunal com poderes para fixar e aplicar penas acessórias às do Poder Judiciário?”, reagiu Fernández através de X.

O governo Milei anunciou esta quinta-feira que vai retirar a pensão que Fernández recebe por ter ocupado o cargo de Chefe de Estado, depois de a Justiça ter confirmado ontem em segunda instância uma condenação contra ela num processo por irregularidades na concessão de obras rodoviárias durante a sua Administração e a de seu marido e antecessor, o falecido Néstor Kirchner (2003-2007).

Sua pensão também será retirada porque ela é viúva de Kirchner.

O aborrecimento de Cristina Fernández

Ao justificar a sua decisão, o Governo disse que Cristina Fernández “foi condenada pelo Tribunal Penal de Cassação por ser autora do crime de administração fraudulenta, que representa o oposto da honra, do mérito e do bom desempenho”.

“Você está tão fora do eixo que está aparecendo o pequeno ditador que você sempre carregou dentro de si”, disse o ex-presidente, que sustentou que os argentinos que votaram “de boa fé” em Milei em 2023 “não terão vida suficiente para se arrepender do que fizeram”. isto.”

Fernández pode recorrer para o Supremo Tribunal da condenação proferida esta quarta-feira a seis anos de prisão e inabilitação perpétua para o exercício de cargos públicos e, se o fizer, a pena será suspensa até que o tribunal superior emita uma decisão, para a qual o Supremo Tribunal não o fará. . Tem prazos.

Em sua mensagem no X, Fernández se perguntou se Milei quer se juntar à “máfia judicial” para persegui-la também.

«Digo-vos que tive muito medo do ditador (Jorge) Videla. Mas você só me faz sentir pena de você e envergonhá-lo”, disse ele.

Alegou ainda que “o mau desempenho de um presidente só pode ser julgado pelo Congresso Nacional através do processo constitucional de impeachment durante o exercício do mandato”.

«Só o povo, através dos seus representantes, pode revogar a honra e o mérito de ter sido eleito Presidente da Nação. Que parte você não entendeu, Milei? Lei Constitucional Básica. Pensar que tem gente que votou em você acreditando que você sabia muita coisa ”, comentou.

Tags

Gostou? Compartilhe!