Levantamento feito pelo Datafolha aponta que 59% da população acreditam que a maioria dos brasileiros é racista, enquanto 30% dos entrevistados entendem que a menor parte da população seria racista, 5% acreditam que todos são racistas e 4% acham que ninguém é racista. Outros 2% dos entrevistados responderam que não sabem responder a questão. A pesquisa foi divulgada na terça (19) e vem à tona na semana em que o país celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta (20).
O estudo identificou ainda que, considerando uma segmentação racial, a percepção do racismo é maior entre os grupos não brancos da população: entre pretos, 64% acham que a maior parte da população é racista, 24% acham que o problema está presente na menor parte da população, 8% avaliam que todos no país são racistas, 3% acham que ninguém é racista e outros 2% não souberam responder. No grupo dos entrevistados pardos, 60% entendem que a maior parte dos brasileiros é racista, 33% acham que é a menor parte da população, 4% acham que todos são racistas e 2% entendem que ninguém no Brasil o é. Apenas 1% disse não saber responder a pergunta.
Entre os entrevistados brancos, os pesquisadores identificaram que 55% acham que a maior parte da população é racista, 30% entendem que o problema se resume à menor parte, 7% acham que ninguém é racista e apenas 4% acreditam que todos os brasileiros são racistas. Um percentual de 3% não soube dizer o que acha.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com idade a partir de 16 anos em 113 cidades de todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi aplicada entre os dias 5 e 7 de novembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais para o total da amostra, bem como 5 pontos para o caso do segmento dos pretos, 4 pontos para brancos e três pontos para pardos.
Aumento
O estudo também procurou mensurar se houve mudança na percepção do racismo entre a população. Os pesquisadores observaram que 45% dos entrevistados perceberam aumento da discriminação racial nos últimos tempos, enquanto 35% entendem que o problema permaneceu no mesmo nível e 20% acham que o racismo tem diminuído. Considerando um recorte de raça, a população preta tem maior percepção de crescimento, entendimento que atinge 54% dos entrevistados. Já entre entrevistados brancos somente 37% acham que o racismo aumentou no país.
Outro ponto abordado pela pesquisa diz respeito ao questionamento sobre se os entrevistados já se sentiram discriminados por sua cor. As respostas foram de que 56% dos pretos responderam que sim, enquanto entre brancos e pardos a confirmação esteve presente somente entre 7% e 17% dos segmentos, respectivamente. (Brasil de Fato)