As parcerias intersetoriais desempenham papel fundamental no desenvolvimento da educação no Brasil. E, nesta terça-feira (03), a Diageo e o Instituto Aliança celebram uma marca histórica: mais de um milhão de adolescentes impactados pelo Na Real, programa educacional que atua na conscientização de adolescentes sobre o não consumo de álcool antes dos 18 anos, com foco em estudantes de escolas públicas das regiões nordeste, centro-oeste e sudeste do País.
Criado pela Collingwood Learning, no Reino Unido, em 2009, o Na Real (chamado de Smashed, em inglês) foi implementado pelo Instituto Aliança no Brasil em 2019, com patrocínio da Diageo. Desde então, já são 1.026.573 milhões de adolescentes impactados pelo programa educacional em território nacional. E, até 2027, a expectativa é dobrar este número.
“A Diageo promove uma agenda progressista em todos os países em que atua, e o faz levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Na Real reforça o nosso compromisso de deixar um legado positivo no Brasil, que beneficie a sociedade de forma ampla”, afirmou Viviane Mansi, diretora de relações corporativas da Diageo Brasil.
O Na Real disponibiliza o programa gratuito, alinhado ao currículo escolar, para estudantes de 12 a 17 anos da rede pública no Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. No último ano fiscal (junho de 2023 a maio de 2024), o projeto alcançou 433.148 mil pessoas.
“O Programa Na Real se insere entre as iniciativas do Instituto Aliança na área de Incidência nas Políticas de Educação que buscam, entre outros objetivos, influenciar práticas educacionais para a adoção de metodologias participativas, tornando-as mais atrativas e contribuindo com a melhoria dos indicadores positivos relacionados à educação. Representa, atualmente, o programa de maior alcance de pessoas beneficiadas”, explicou
Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.
O Na Real utiliza a linguagem da arte em duas vertentes pedagógicas: uma peça de teatro com formato inovador, em linguagem acessível, e um curta-metragem online com trilhas de aprendizagem interativas. Ambos são exibidos gratuitamente em escolas e outros espaços educacionais, seguidos de debates com os adolescentes para provocar reflexão e escolhas conscientes acerca do não consumo de álcool.
“Acreditamos que o Na Real tem impactado positivamente os alunos, conscientizando sobre uma vida orientada por boas escolhas. Após a realização do programa na escola, tivemos uma procura maior dos estudantes ao serviço de orientação educacional, em busca de auxílio na compreensão das pressões cotidianas e conselhos quanto às ações disponíveis para prevenir situações de risco”, destacou Pedro Calebe Moitinho Peixoto, diretor do
Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, em Brasília (DF).
Adicionalmente, no Brasil, a iniciativa oferece nos estados do Ceará e Pernambuco uma vertente de formação de professores para aplicação da metodologia e conteúdo de forma transversal ou complementar em currículos escolares/programas educativos voltados para adolescentes.
Além das atividades realizadas presencialmente pela equipe do Instituto Aliança nas escolas, professores e alunos podem acessar o curta metragem pelo pelo website www.nareal.org.
“Na comunidade escolar, surgiu a ideia de o Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão inaugurar um grupo de rodas de conversa periódicas, mediadas pelos próprios estudantes, para tratar do assunto”, completou Milena Fernandes da Rocha, diretora do CEFAB, em Brasília (DF).
Um indicador do êxito do programa é o resultado da pesquisa feita sobre mudanças de atitudes dos adolescentes em relação ao consumo de álcool após participarem das ações do Na Real. No período de junho de 2023 a maio de 2024, 85% dos adolescentes que assistiram ao curta-metragem online e 75% dos que assistiram à peça de teatro
confirmaram mudança favorável de atitude.
“A minha filha assistiu a uma peça na escola, entendeu e discutiu sobre o tema. Com essas informações, levou o tema para casa e impactou a vida de outros adolescentes. Tínhamos que ter mais programas como esse, porque foi excepcional o entendimento que ela teve a respeito do não consumo do álcool nessa fase da vida”, encerrou Leidyane Teixeira, mãe de uma adolescente de 16 anos que participou do Na Real.
O Brasil é um dos pilares da iniciativa, tendo alcançado 1.026.573 de adolescentes nos oito estados em que está presente no Distrito Federal. Em território nacional, a região nordeste registra o maior número de adolescentes impactados, com 769.699 mil. Sudeste (164.208 mil) e centro-oeste (79.030 mil) aparecem na sequência.
Entre os estados, o destaque é o Ceará, que foi pioneiro na implementação do Na Real no Brasil e já alcançou 362.451 mil pessoas, seguido por Pernambuco (229.702 mil) e Bahia (93.441 mil). Distrito Federal (79.030 mil), São Paulo (61.938 mil), Minas Gerais (59.333 mil), Rio Grande do Norte (44.490 mil), Rio de Janeiro (42.937 mil) e Paraíba (39.615 mil) completam a lista.