Brasília, 25/12/2024

Trump promete declarar cartéis de drogas terroristas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que declarará os cartéis do tráfico de drogas como organizações terroristas estrangeiras assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro. A declaração ocorreu este domingo durante um fórum da organização conservadora Turning Point, em Phoenix, Arizona, segundo a agência EFE.

“Todos os membros de gangues estrangeiros serão expulsos e designarei imediatamente os cartéis como organizações terroristas estrangeiras. Farei isso imediatamente”, disse Trump, que também prometeu desmantelar as redes criminosas que operam nos Estados Unidos.

O político, que governou entre 2017 e 2021, retomou um discurso focado na segurança das fronteiras e acusou outros países de enviarem narcotraficantes para solo norte-americano. Como exemplo, citou a cidade de Aurora, no Colorado, onde garantiu a presença do Trem Aragua , gangue criminosa originária da Venezuela.

O México deve combater o tráfico de drogas, segundo Trump

Trump dedicou parte do seu discurso a falar da relação com o México. Ele observou que conversou em novembro com Claudia Sheinbaum, presidente do México, a quem descreveu como “encantadora”. No entanto, sublinhou a necessidade de o México assumir maior responsabilidade na luta contra o tráfico de drogas e no controlo das fronteiras.

“Fui muito duro com o México […] Mas eu disse a ele: ‘Você não pode fazer isso com nosso país’”, declarou. Isto também se refere a possíveis sanções tarifárias de 25% contra o México e o Canadá, caso não tomem medidas eficazes para acabar com o tráfico de drogas e a migração irregular.

Da mesma forma, destacou a gravidade da crise de overdose nos Estados Unidos , especialmente devido ao consumo de fentanil. Por isso prometeu lançar campanhas publicitárias para aumentar a conscientização sobre os riscos das drogas.

«As famílias estão sendo destruídas e vamos impedir isso. “Não vamos permitir que isso aconteça”, disse ele.

O governo mexicano, por sua vez, reiterou a sua posição de que a luta contra o tráfico de drogas deve ser acompanhada de estratégias que abordem a procura interna de drogas como um problema de saúde pública. E não apenas a partir de uma abordagem repressiva. (El Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!