Gracyanne Barbosa estreou na segunda-feira (13) no Big Brother Brasil e um item importante na sua dieta já ganhou destaque: o ovo. Nos dois primeiros dias de confinamento, a influenciadora fitness consumiu, em média, 9 unidades por dia, segundo o “ovômetro”, criado para monitorar o seu consumo no programa.
Mas quem segue a musa do carnaval sabe que ela está comendo bem menos do que em casa: em 2022, ela revelou consumir 40 ovos por dia, durante uma entrevista para o podcast “De onde vem o que eu como“.
E este número não considera os ovos usados nas receitas que ela compartilha nas redes sociais, disse Gracyanne. A modelo de fisiculturismo explicou que gosta mais das claras, mas que as gemas também fazem parte da dieta — duas por refeição, no máximo.
O g1 fez as contas: 40 ovos por dia são 14.600 por ano, mais de 55 vezes o consumo do brasileiro em 2024. E olha que no ano passado o país bateu recorde: foram cerca de 263 ovos por habitante, segundo projeção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de novembro.
Em 2024, a estimativa da produção brasileira de ovos foi de mais de 57 bilhões e, este ano, o número deve subir para 59 bilhões de unidades, aponta a ABPA. Vai ter também mais gente comendo ovos: o consumo per capta deve subir para 272 em 2025, diz a instituição.
No episódio, Gracy lembrou que, durante a greve dos caminhoneiros em 2018, ela comprou 600 caixas de ovos por medo de ficar sem o alimento. “Em casa só tinha ovo!”, brinca. (G1)