A umidade trazida pelas chuvas, justamente com baixa pressão que paira sobre o Rio Grande do Sul, tem feito o clima ficar abafado em boa parte do país nesta quarta-feira (22). A tendência é que que noite tenha pancadas de chuvas moderadas na maioria das capitais.
Belém, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Macapá, Teresina, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, São Luís e São Paulo devem receber chuvas na noite de hoje.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuva com “perigo potencial”, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Porém, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As chuvas ficam mais intensas nas regiões norte e nordeste do país. Com destaques para os estados do Ceará, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Acre, Roraima e partes dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Amazonas.
Embora o início de janeiro tenha sido chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com a menor nebulosidade dos últimos dias, houve a elevação das temperaturas, resultando no calor, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Há alertas de chuvas intensas na região central de Minas Gerais, passando por Belo Horizonte. O Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso também pode sofrer com pancadas mais intensas.
Os alertas de chuvas também são extendidos para o estado do Pará e Amapá. Já no Rio Grande do Sul, há uma onde de calor provocada pela baixa pressão.
Temperaturas
No sudeste do país, a temperatura devem ter médias de 30ºC, com destaque ao Rio de Janeiro, onde os termômetros devem marcar 37ºC.
Já no Norte e Nordeste do país, a temperatura varia entre 31ºC e 37ºC. Boa Vista (RR), junto com a capital Fluminense, devem ser as mais quentes da noite. O Centro-Oeste e o Sul do Brasil devem seguir a tendência de temperatura, com os termômetros registrando de 30ºC e 33ºC.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.