O presidente da Colômbia, Gustavo Pedro, denunciou que ”o cartel de Sinaloa é o chefe do ELN – Exército de Libertação Nacional. O presidente colombiano afirmou que cartéis mexicanos e outros estão por trás da recente onda de violência na região de Catatumbo, na Colômbia.
“Os donos dessas estruturas não são comandantes colombianos, são eles que compram cocaína de origem mexicana . “O cartel de Sinaloa é o atual líder do ELN”, disse ele durante a inauguração do Complexo Científico de Pesquisa em Ciências da Saúde da Universidade Industrial de Santander, na cidade de Bucaramanga.
“Cartéis mexicanos e estrangeiros para matar seus próprios irmãos , como acontece em Catatumbo. As cores vermelha e preta dessas estruturas não significam mais liberdade ou morte, mas sangue, sangue e sangue “, disse ele, segundo a rádio pública colombiana.
Petro lamentou que “jovens sejam recrutados para matar seus próprios irmãos em troca de dinheiro ” . Por isso, ele defendeu a educação como “a melhor ferramenta para evitar que os jovens tomem o caminho de pegar em armas e se tornarem criminosos”.
«A revolução não pode ser morte. A revolução não pode ser tráfico de drogas e narcóticos porque a revolução tem que ser dignidade”, enfatizou ele em referência aos objetivos revolucionários declarados da guerrilha. (La Hora)