Depois de sete anos, Shakira retorna ao Brasil com Las mujeres ya no lloran , turnê internacional que começa nesta terça-feira no Rio de Janeiro e promete ser a mais importante da carreira da cantora e compositora colombiana.
O Rio de Janeiro abrirá a rodada de shows que a artista oferecerá no Brasil, Peru, Colômbia, Chile e Argentina, antes de seguir com a segunda fase da turnê, na América do Norte, com apresentações no México, Estados Unidos e Canadá.
No Rio, a colombiana é aguardada com ansiedade, após causar sensação na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2014 , no icônico estádio do Maracanã.
A estrela viajou ao Brasil quatro anos depois em sua turnê mundial El Dorado , mas só fez shows em São Paulo e Porto Alegre, deixando o público carioca querendo mais.
Conhecida internacionalmente por sucessos como “Hips don’t lie”, “Waka Waka”, “Pies descalzos” e “Chantaje”, Shakira guarda um espaço em seu coração reservado para o país sul-americano , um dos primeiros que lhe abriu as portas em seus inícios musicais.
”Escolhi o Brasil para começar minha turnê porque o público brasileiro é muito importante para mim . “O Brasil abriu as portas para minha música desde os meus 18 anos”, disse ela em entrevista ao programa de televisão Domingão de Hulk .
Vencedora de 15 prêmios Grammy Latinos e 3 prêmios Grammy, a cantora gravou 12 álbuns e vendeu mais de 95 milhões de cópias no mundo todo em sua carreira de mais de três décadas.
Empoderamento e resiliência
Inspirada em seu álbum Las mujeres ya no lloran , com o qual acaba de ganhar o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino, Shakira quer levar uma mensagem de empoderamento e resiliência ao seu público nesta turnê .
O álbum, por meio de 16 músicas de diversos gêneros musicais, narra o processo de desilusão, desgosto e fortalecimento da artista , após a “traição” do ex-jogador do FC Barcelona, Gerard Piqué, que a levou a terminar o relacionamento com o pai de seus filhos, após 10 anos juntos.
Mas em seus shows, a colombiana também prometeu clássicos como “Pies descalzos” e “Estoy aquí”.
No Brasil, ela pode cantar esta última no Rio ou em São Paulo na companhia do DJ brasileiro Papatinho , com quem lançou recentemente uma versão funk, gênero musical nascido nas favelas do Rio, como prelúdio para suas apresentações no Brasil.
Anitta, que participou da gravação do single “Soltera” no ano passado, ao lado de Winnie Harlow, Danna e Lele Pons, também pode fazer uma aparição surpresa, já que a cantora brasileira está no Rio com seus famosos “ensaios de Carnaval”.
Com estilo
A turnê – segundo os organizadores – terá “várias surpresas” e pretende ser “uma experiência inesquecível” , tanto visual quanto musicalmente.
A própria Shakira disse que será o maior e melhor show de sua carreira , que terá “uma produção gigante” e que, além da música, terá uma boa dose de dança, “do começo ao fim”, incluindo “coreografias complexas”.
Os shows no Brasil terminam na quinta-feira em São Paulo , e depois a cantora de Barranquilla parte para Lima, onde se apresentará no dia 16 de março. (El Nacional)