O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do inquérito que investiga o ex-governador de Goiás Marconi Perillo. O ministro levou em conta o fato de que um habeas corpus em análise pelo tribunal discute os limites do foro privilegiado, e que já há maioria dos ministros a favor de que o foro seja mantido após o fim do mandato que garantiu a prerrogativa. Informações da TV Globo.
A análise do habeas corpus está suspensa desde setembro, após pedido do ministro Nunes Marques para mais tempo de análise.
Mendes entendeu que a suspensão da investigação é necessária para evitar constrangimento ilegal para a defesa e o risco de que uma eventual denúncia seja apresentada no foro indevido.
A decisão liminar de Mendes será analisada no plenário virtual do tribunal entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
Investigações
A ação foi parte da operação Panaceia, que investiga supostos desvios de recursos para a Saúde à época em que Perillo foi governador do estado, entre 2012 e 2018. Foram dez mandados de busca e apreensão em Goiânia e um em Brasília.
Segundo a investigação, os desvios ocorreram por meio de uma Organização Social (OS) em contratos com o governo estadual da época.