Brasília, 22/02/2025

Comissão de Transporte debate os impactos da extinção do pagamento em dinheiro nos ônibus

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Distritais vão discutir os efeitos sobre os passageiros, a eficiência do pagamento digital, a ampliação dos pontos de recarga e possíveis impactos na arrecadação tarifária

Nesta quarta-feira (19), às 19h, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal fará reunião técnica para avaliar os impactos gerados pela extinção do pagamento em dinheiro nos ônibus do sistema de transporte público do DF. O encontro, na sala Pedro de Souza Duarte, no térreo superior da CLDF, será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Desde novembro do ano passado, as linhas de ônibus do DF deixaram de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento. A medida, implementada gradativamente pelo GDF, fez parte do programa “Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus”, com o propósito de operar exclusivamente com meios digitais, como cartões bancários, bilhetes QR Code e Cartão Mobilidade.

O debate na CLDF abordará aspectos como os efeitos sobre os passageiros, a eficiência do pagamento digital, a ampliação dos pontos de recarga e possíveis impactos na arrecadação tarifária. O objetivo é compreender como a mudança afetou a mobilidade urbana e o acesso da população ao transporte público.

Para o presidente do colegiado, deputado Max Maciel (PSOL), é fundamental garantir que uma modernização do sistema não resulte em exclusão ou dificuldades para os usuários. “A digitalização do pagamento precisa vir acompanhada de acessibilidade e segurança para a população. Vamos discutir se os passageiros estão enfrentando dificuldades, se há postos de recarga suficientes e quais foram os impactos dessa medida para o sistema como um todo. Nas últimas reuniões técnicas, muitas promessas foram feitas, mas estas ainda não se concretizaram”, destaca.

A reunião será aberta ao público e contará com a participação de representantes do setor e especialistas da área.

Biênio

No dia 5 deste mês, durante a primeira reunião ordinária do ano da CTMU, o colegiado aprovou projetos de lei e indicações. A comissão também abordou as atividades realizadas no último biênio, que incluíram acompanhamento de obras, a exemplo do complexo viário do Túnel de Taguatinga, além das reuniões e audiências públicas, que debateram, entre outros assuntos, a implantação de Tarifa Zero no transporte público do DF, tema que será um dos focos deste ano.

De acordo com o regimento interno, a CTMU analisa matérias referentes ao transporte público, coletivo e individual, privado, de frete e de carga, rodoviário e metroviário, bem como as propostas sobre planejamento e exploração dos serviços de transporte e política de mobilidade urbana.

Integram a comissão os deputados Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos), Gabriel Magno (PT), Pepa (PP) e Fábio Felix (PSOL).

Agência CLDF

Tags

Gostou? Compartilhe!