Brasília, 22/02/2025

Morre Marian Turski, sobrevivente do Holocausto e presidente do Comitê Internacional de Auschwitz

Morreu Marian Turski, sobrevivente do Holocausto e presidente do Comitê Internacional de AuschwitzTurski faz um discurso em frente ao portão principal de Auschwitz-Birkenau durante as comemorações do 80º aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio nazista

O sobrevivente do Holocausto Marian Turski, presidente do Comitê Internacional de Auschwitz , morreu aos 98 anos, anunciou na terça-feira o semanário polonês para o qual ele trabalhava.

Este judeu polonês, nascido em 1926 com o nome de Moshe Turbowicz, foi deportado em 1944 para Auschwitz, o maior dos campos de extermínio construídos pela Alemanha nazista.

«Marian Turski morreu. “Um homem extraordinário, uma testemunha de seu tempo, nosso amigo”, disse o semanário Polityka em um comunicado na quarta-feira, acrescentando que sua “voz foi ouvida em todo o mundo”.

Em janeiro de 1945, enquanto as tropas soviéticas avançavam em direção a Auschwitz e mais tarde o libertavam, ele foi um dos 60.000 prisioneiros emaciados forçados a ir para o oeste pela SS na chamada “Marcha da Morte”.

Marian Turski, historiador e jornalista, foi um dos quatro ex-prisioneiros de Auschwitz que falaram publicamente no mês passado por ocasião do 80º aniversário da libertação do campo.

O campo se tornou um símbolo do massacre de seis milhões de judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial: um milhão de judeus e mais de 100.000 não judeus morreram lá entre 1940 e 1945. (El Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!