Uma pesquisa do instituto Ipsos, do jornal “Washington Post” e da rede de TV ABC News, divulgada neste domingo (27) mostra que Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos com pior aprovação aos 100 dias de mandato em 80 anos. Informações do G1.
Veja os números:
- Aprovam Trump: 39%
- Desaprovam: 55%
- Não responderam: 5%
Os números não somam 100% por conta de arredondamentos.
Sobre a economia do EUA, 73% disseram que ela está em má situação, 53% afirmaram que piorou desde que Trump tomou posse e 41% disseram que as suas finanças pessoais pioraram.
➡️A pesquisa foi feita com 2.464 adultos, entre 18 e 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol. Uma parcela de 30% dos entrevistados se declarou democrata, 30% republicano e 29% independente.
Os resultados têm uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento apontou que 62% dos americanos afirmam que os preços estão subindo, enquanto 71% disseram que as tarifas de importação impostas por Trump a parceiros comerciais, no início do mês, são um fator negativo para a inflação.
Durante a sua campanha, Trump prometeu controlar a alta de preços.
Uma parcela de 31% disse aceitar o argumento de Trump de que a economia vai emergir com uma base mais forte a longo prazo.
Direitos e liberdade
A maioria (55%) dos ouvidos pela pesquisa duvidou do compromisso do governo Trump em proteger os direitos e as liberdades dos cidadãos, e 62% disseram não acreditar que a sua administração respeite o Estado de Direito.
Uma parcela 56% argumenta que ele agiu para além da sua autoridade como presidente, sem justificativa.
Pesquisa da CNN
O canal de notícias norte-americano CNN també divulgou neste domingo uma pesquisa de opinião sobre a atual administração.
O levantamento, que foi conduzido pelo SSRS Finds, apontou que 41% aprovam a nova gestão do presidente Trump.
Esse é o menor índice para um presidente recém-eleito a 100 dias de mandato, desde pelo menos a administração de Dwight Eisenhower (1953-1961).
Outros 59% desaprovam o republicano
Foram ouvidos 1.678 eleitores em todos os Estados Unidos, entre os dias 17 e 24 de abril deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Com o resultado, a aprovação da condução da presidência por Trump caiu 4 pontos desde março e ficou 7 pontos abaixo do registrado no final de fevereiro, indicou a CNN.
Além disso, apenas 22% afirmaram aprovar fortemente a forma com a qual Trump tem exercido a presidência dos EUA — um novo recorde negativo.
Trump tem registrado quedas notáveis em seus índices de aprovação desde março, principalmente entre mulheres e hispano-americanos. No período, os dois grupos registraram quedas de 7 p.p., indo para 36% e 28% de aprovação, respectivamente.
Ainda segundo a pesquisa, a percepção sobre ao trabalho do presidente norte-americano tem piorado significativamente em todas as principais questões que o republicano tentou abordar durante seu mandato até agora. A confiança do público em sua capacidade de lidar com essas questões também está em declínio.
Desde o início de março, os índices de aprovação de Trump em questões econômicas caíram significativamente, em meio à implementação do plano tarifário por parte do republicano, que gerou uma grande volatilidade nos mercados financeiros diante das preocupações de que as medidas possam trazer um novo aumento de preços e dos juros no país.
A pesquisa ainda apontou que 45% dos americanos acreditam que Trump não fez nada que efetivamente endereçasse os problemas dos Estados Unidos desde que iniciou o seu segundo mandato.
Além disso, 51% acreditam que o republicano está fazendo um mau trabalho em manter as importantes promessas feitas durante sua campanha presidencial, em 2024, e 57% afirmaram que as ações de Trump colocaram o país em risco de maneira desnecessária.