Brasília, 10/05/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paquistão lança operação militar de grande escala contra a Índia,

A rede televisiva Geo noticiou nesta sexta-feira (9) que o Paquistão iniciou sua retaliação à operção Sindoor indiana, lançada no início desta semana. Na sequência, um ataque cibernético teria deixado pelo menos 70% da Índia sem energia elétrica, acrescentou a TV paquistanesa.
Chamada de Bunyan ul Marsoos, a ação do Paquistão já atinge diversos alvos estratégicos em toda a Índia. “O Paquistão iniciou uma operação militar em larga escala como resposta direta às prolongadas provocações da Índia”, diz uma publicação no site da emissora.
Conforme a Al-jazerra, fontes militares afirmaram que o país atingiu a base aérea na cidade indiana de Udhampur e aeródromo em Pathankot, ambos “destruídos”. Também foi bombardeada a base aérea de Adampur, que fica a 100 quilômetros da fronteira.
Além dessas localidades, a estrutura que armazena mísseis BrahMos em Beas, na província indiana de Punjab, também teria alvo dos ataques.
O canal Geo ainda acrescentou que um ataque cibernético provocou a interrupção de 70% da rede elétrica da Índia, conforme fontes. As autoridades da Índia confirmaram os apagões generalizados em várias cidades do país, enquanto o governo do Paquistão negou participação nos ataques e afirmou que o corte de energia ocorreu por medidas internas indianas.
Mais cedo, a Índia realizou o lançamento de mísseis contra três bases aéreas paquistanesas, afirmou o tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, chefe do Departamento de Relações Públicas do Exército do Paquistão, à mídia local. A ação paquistanesa ocorre em relação à continuidade da operação Sindoor, iniciada na última quarta (7) pelo Ministério da Defesa da Índia para atingir “infraestruturas terroristas” no país vizinho.(Sputnik)

Tags

Gostou? Compartilhe!