Brasília, 23/05/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Derrota judicial para Trump: Juiz proíbe revogação de vistos para estudantes internacionais

Um juiz federal dos EUA ordenou na quinta-feira que o governo Trump suspenda a revogação de vistos para estudantes internacionais , em meio aos esforços do governo para deportar estudantes acusados ​​de participar de protestos contra a guerra de Gaza ou de “antissemitismo”.

O juiz Jeffrey S. White do Distrito Norte da Califórnia proibiu o Departamento de Segurança Interna (DHS) e o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) de “prender ou encarcerar” estudantes estrangeiros que apresentaram queixa ao seu tribunal e quaisquer “indivíduos em situação semelhante no país”.

A decisão, disponível online, argumenta que “o alívio nacional é apropriado” porque a política do governo Trump “causou estragos nas vidas não apenas dos demandantes , mas também de imigrantes F-1 em situação semelhante nos Estados Unidos”.

Este caso, que ocorreu no mesmo dia em que o DHS revogou a permissão da Universidade de Harvard para matricular estrangeiros, é uma resposta a uma ação judicial movida por estudantes universitários depois que o governo mudou seu status no Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVI) em abril.

Trump cancela milhares de vistos para estudantes internacionais

O governo Trump cancelou milhares de vistos de estudantes internacionais desde o início de seu mandato em 20 de janeiro, informou o Secretário de Estado Marco Rubio na terça-feira em uma audiência no Senado, argumentando que “um visto não é um direito, é um privilégio”.

O governo Trump reprimiu estudantes que protestaram pela Palestina e contra Israel, acusando-os de antissemitismo e causando caos no campus.

O caso de White é o único em que os demandantes buscaram uma decisão que se aplicasse a todos os estudantes estrangeiros nos Estados Unidos, de acordo com a decisão, que afirma que a maioria dos tribunais determinou que tais casos têm mérito em favor dos estudantes .

A ordem, que permanecerá em vigor enquanto os casos subjacentes forem resolvidos, também impede que as autoridades transfiram os alunos para outro local ou “imponham quaisquer efeitos legais adversos sobre eles”.

“O Tribunal determinou que os demandantes fizeram a sua lição de casa ao demonstrar a possibilidade de dano irreparável e não vê distinção racional entre os danos infligidos a esses demandantes e os danos infligidos a indivíduos em situação semelhante nos Estados Unidos”, concluiu.

O governo Trump questionou o alcance de tais decisões, que buscam restringir sua política de imigração, e até ignorou ordens de outros juízes. (El Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!