Brasília, 28/09/2024

Brasília, 28/09/2024

A primeira-ministra de Bangladesh chega à Índia depois de fugir de seu país devido a fortes manifestações

Caracas.- A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, desembarcou nesta segunda-feira, 5 de agosto, em uma base da força aérea indiana, depois de fugir de seu país após manifestações massivas contra seu governo, segundo a mídia indiana.

Hasina foi transportada num avião da Força Aérea do Bangladesh que aterrou na base da Força Aérea Indiana em Hindon, em Ghaziabad, perto da capital Nova Deli, informou o canal de notícias India Today. No início do dia, o chefe do Exército de Bangladesh, general Waker-uz-Zaman, anunciou o estabelecimento de um governo de transição após a fuga de Hasina.Num discurso à nação depois de se reunir com líderes de partidos políticos, Zaman apelou à paz e disse que “não haverá necessidade” de lei marcial se a normalidade regressar à nação. Além disso, prometeu investigar as mortes dos manifestantes.

Centenas de pessoas foram mortas e feridas durante os protestos que começaram em julho exigindo a abolição das cotas em cargos públicos e depois se transformaram em exigências de renúncia de Hasina, que estava no poder desde 2009.

Anteriormente, os estudantes rejeitaram qualquer possibilidade de uma golpe militar. Asif Mahmud, um dos principais coordenadores das manifestações em curso, disse numa publicação nas redes sociais que os estudantes “não aceitarão um golpe militar”. (El Nacional comCom informações de Agências)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais