Brasília, 09/05/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Ainda Estou Aqui’ será exibido em mais de 10 mil salas de cinema da China

Mauro Ramos – Brasil de Fato

A embaixada brasileira na China anunciou nas redes sociais do país que Ainda Estou Aqui vai estrear no próximo 16 de maio em mais de 10 mil salas de todo o país. No Brasil, o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi exibido em 896 salas e, dada a grande quantidade de exibições em cinemas chinesas, a arrecadação de bilheteria no país pode se tornar a maior da carreira da produção.

Fragmento do cartaz de 我仍在此 (“Eu ainda estou aqui”, na tradução em mandarim),

Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, o filme conta uma parte da vida de Eunice Paiva e sua luta por memória, verdade e justiça pelo desaparecimento de seu esposo, o ex-deputado federal Rubens Paiva. O longa teve sua primeira estreia no gigante asiático no encerramento do Festival Internacional de Cinema de Pequim, com sala lotada e ingressos esgotados em menos de duas horas.

O trailer do filme já circula em redes sociais como Weibo. Há a possibilidade de uma nova estreia do filme no gigante asiático com a presença do presidente Lula no dia 13. No ano passado, o Brasil foi convidado de honra no Festival de Cinema de Pequim, o segundo maior da China. A Semana Brasileira de Cinema exibiu os filmes Retratos Fantasmas, Marte Um, Que Horas Ela Volta? e a animação Uma História de Amor e Fúria.

Integrantes do governo, como Cassius Rosa, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Cultura e Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual participaram do festival junto a representantes da indústria cinematográfica brasileira. Na visita do ano passado, os representantes do governo brasileiro tiveram reuniões com as autoridades chinesas do setor com o objetivo de que o país comece a ter uma quota de filmes brasileiros em cartaz por ano.

O 14º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento do Cinema Chinês estipulou como objetivo ter 50 filmes nacionais com bilheteria de 100 milhões de yuans (R$ 79,50 milhões) por ano e um total de 100 mil telas até este ano. Em 2024 o número de salas de cinemas urbanos na China chegou a 90.968 e a bilheteria anual total foi de 42,502 bilhões de yuans, com os filmes chineses representando 78,68% (33,439 bilhões de yuans), dessa arrecadação.

No ano passado, 79 filmes tiveram bilheteria de 100 milhões de yuans, dos quais 55 foram filmes chineses. Este ano também é especial porque marca o 120º aniversário do nascimento do cinema chinês.

Tags

Gostou? Compartilhe!