Brasília, 19/11/2024

Artigo – Xi Jinping defende o fortalecimento das relações entre Brasil e China

O presidente Xi Jinping pediu o fortalecimento do vínculo entre a China e o Brasil para tornar seu relacionamento bilateral um exemplo entre os principais países em desenvolvimento. Xi fez os comentários em uma carta de resposta recente a pessoas amigáveis ​​no Brasil.

Na carta, Xi deu as boas-vindas aos amigos brasileiros para visitar a China com mais frequência e testemunhar em primeira mão as inúmeras facetas da modernização chinesa. Ele expressou a esperança de que pessoas de todas as esferas da vida em ambos os países desempenhem um papel positivo no avanço do crescimento contínuo das relações China-Brasil e façam a amizade China-Brasil “fluir incessantemente como o Rio Yangtze e o Rio Amazonas”.

As cartas vieram antes da próxima visita de estado de Xi ao Brasil, onde ele também participará da 19ª Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A viagem, programada de 17 a 21 de novembro, será a terceira visita de Xi ao Brasil em 10 anos.

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que, durante a visita, Xi manterá conversas com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e terá uma troca de opiniões aprofundada sobre as relações bilaterais e questões internacionais e regionais de interesse mútuo.

“A visita do presidente Xi Jinping (ao Brasil) consolidará ainda mais a confiança política mútua, melhorará a significância estratégica, a natureza inovadora e o papel de liderança das relações bilaterais, aumentará a sinergia entre as estratégias de desenvolvimento dos dois países, aprofundará a comunicação estratégica e a coordenação em questões globais críticas e, em conjunto, abrirá os próximos 50 anos dourados das relações China-Brasil”, disse Mao Ning, porta-voz do ministério, em uma entrevista coletiva regular na sexta-feira.

As interações de alto nível se tornaram mais frequentes nos últimos anos. Em julho de 2014, Xi foi ao Brasil para participar da sexta Cúpula do BRICS e se encontrou com líderes da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Em novembro de 2019, ele viajou ao Brasil novamente para participar da 11ª Cúpula do BRICS.

Lula, um velho amigo do povo chinês que visitou a China diversas vezes, escolheu o país como destino para sua primeira visita ao exterior fora das Américas depois de assumir a presidência do Brasil no ano passado.

*Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Tags

Gostou? Compartilhe!