Brasília, 27/06/2026

Campeão mundial, Uruguai perde para Espanha e é eliminado da Copa do Mundo

O Uruguai foi derrotado pela Espanha por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (26), pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Com o resultado, a bicampeã mundial foi eliminada na fase de grupos do Mundial. Informações da CNN.

A seleção uruguaia encontrou dificuldades para criar chances e acabou sendo castigada com um gol de Baena, que aproveitou mais uma falha do goleiro Muslera para garantir a vitória espanhola. Com o triunfo, a Espanha assegurou a liderança da chave e eliminou os sul-americanos.

Próxima fase

Classificada em primeiro lugar no Grupo H, a Espanha enfrentará nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo J, que será Argélia ou Áustria. Já o Uruguai, que poderia cruzar o caminho da Argentina no mata-mata, encerra mais uma participação decepcionante em Copas do Mundo. Os atuais campeões mundiais terão Cabo Verde como adversário.

O jogo

A necessidade de pontuar para garantir vaga no mata-mata deixou o duelo entre Espanha e Uruguai equilibrado e bastante disputado na etapa inicial. Apesar de depender apenas de um empate para avançar, os espanhóis controlaram a posse de bola e tentaram ditar o ritmo da partida. Já os uruguaios, pressionados pela obrigação da vitória, apostaram em uma postura mais cautelosa e nas investidas em velocidade.

As oportunidades, porém, foram escassas. O único chute que acertou o alvo no primeiro tempo acabou definindo o placar. Aos 41 minutos, Baena recebeu cruzamento e bateu sem muita força, mas Muslera falhou ao tentar fazer a defesa e viu a bola morrer no fundo das redes.

O erro custou caro ao experiente goleiro uruguaio. Substituído no intervalo, Muslera deu lugar a Rochet, arqueiro do Internacional, escolhido pelo técnico Marcelo Bielsa para disputar toda a segunda etapa. O goleiro Muslera sequer voltou para o banco de reservas.

Sem o gol para selar a vitória, os espanhóis deram esperanças para os uruguais, que não criaram grandes chances sem um meio-campo de criação, ainda mais depois da substituição do líder e estrela Fede Valverde.

Já na reta final, após tabela, Fernan Torres entrou livre, de frente para Rochet. Mas ele mandou no travessão, perdendo a melhor chance do segundo tempo.

Já no último minuto, Cannobio, atacante do Fluminense, foi expulso após uma solada em Cubarsí.

Tags

Gostou? Compartilhe!