Quase 200.000 pessoas compareceram à missa inaugural do pontificado do novo Papa Leão XIV no domingo, seguida de orações dominicais na Praça de São Pedro e áreas próximas, informou o Vaticano no final da cerimônia.
“As autoridades competentes estimam que cerca de 200.000 pessoas participaram do ‘Regina Caeli’ no final da missa desta manhã, na Praça de São Pedro e arredores”, disse a Santa Sé em um comunicado, logo após ter indicado que cerca de 150.000 pessoas eram esperadas na cerimônia.
Além dos fiéis, a celebração contou com a presença de cerca de 150 delegações internacionais, entre reis, chefes de Estado e de Governo, entre eles o rei e a rainha da Espanha, Felipe VI e Letícia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, segundo a Efe .
Prevendo a grande multidão, a polícia implementou extensas medidas de segurança ao redor do Vaticano, com vigilância aérea usando drones, controles em todas as entradas e a presença de mais de 5.000 policiais e 2.000 voluntários da Proteção Civil.
As autoridades esperavam mais de 200.000 participantes, um número semelhante ao que compareceu ao funeral do Papa Francisco há apenas algumas semanas, porque a celebração coincide com o Ano Santo proclamado por Bergoglio, que está atraindo milhões de peregrinos a Roma ao longo de 2025 .
Especificamente, este fim de semana celebra-se o Jubileu das irmandades, o que levou Roma a reunir numerosos representantes da devoção popular de diferentes países que assistiram neste sábado a uma grande procissão das suas figuras religiosas, como a Esperança de Málaga, o Cachorro de Sevilha e o Nazareno de León. (El Nacional)