O governo chinês anunciou neste domingo um acordo com os Estados Unidos para estabelecer um mecanismo de consulta comercial e econômica com o objetivo de resolver a guerra tarifária declarada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
O vice-primeiro-ministro He Lifeng, principal negociador da China nas negociações realizadas neste fim de semana em Genebra, Suíça, com a delegação dos EUA, teve uma reunião “franca, profunda e construtiva” com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para resolver suas diferenças.
Nesse sentido, e de acordo com uma declaração feita pela agência de notícias oficial chinesa, Xinhua, ele anunciou que “ambas as partes chegaram a um acordo sobre o estabelecimento de um mecanismo de consulta econômica e comercial entre a China e os Estados Unidos , e realizarão novas consultas sobre questões de interesse mútuo”.
A declaração foi feita depois que a Casa Branca anunciou um “acordo” não especificado durante o que Bessent descreveu como conversas “produtivas” com seu colega chinês.
Bessent, após agradecer aos seus interlocutores pelo “interesse”, prometeu fornecer mais informações sobre o assunto na próxima segunda-feira. (El Nacional)