A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) oficializou, no início deste mês, a nova composição da Mesa Diretora para 2025-2026. A partir de agora, a Casa terá uma segunda vice-presidência e uma quarta secretaria. Além disso, foram criadas duas novas comissões: Direito das Mulheres e Saúde. As atividades legislativas distritais serão retomadas na próxima semana.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e o 1º vice-presidente, Ricardo Vale (PT), foram reconduzidos aos cargos. Já a recém criada 2ª vice-presidência será ocupada por Paula Belmonte (Cidadania) que afirmou que garantirá o protagonismo feminino nas discussões da Mesa Diretora.
O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) permanece como 1º secretário da CLDF e passou a integrar as comissões Saúde, Mulher e Educação, onde prometeu atuar pelo “bem-estar das mulheres e a valorização da família”. Roosevelt Vilela (PL), deputado que se afirma “representante da direita no DF”, foi reconduzido à 2ª Secretária e disse que continuará defendendo a família, a liberdade e o desenvolvimento econômico. A 3º secretária da Casa continuará sendo ocupada pelo deputado Martins Machado (Republicanos).
Robério Negreiros (PSD) foi o escolhido para ocupar a recém-criada 4ª secretaria. “Nestes próximos anos legislativos, daremos continuidade à luta por políticas que promovam a inclusão, a geração de emprego e o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou.
Além disso, a Corregedoria da Casa está sob a responsabilidade de Joaquim Roriz Neto (PL), enquanto a Ouvidoria será liderada por Jorge Vianna (PSD). Hermeto (MDB) assume a Liderança de Governo, com a vice-liderança de Pepa (PP).
Comissões
Para o biênio 2025-2025, foram criadas duas novas comissões: Direito das Mulheres, presidida pela deputada Doutora Jane (MDB), e Saúde, que é resultante do desmembramento da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e terá como titular a deputada Dayse Amarílio (PSB). Com a mudança, quem assume a presidência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) será o deputado Rogério Morro da Cruz (PRD).
Já a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) será presidida por Jaqueline Silva (MDB), sucedendo Hermeto (MDB). As comissões de Segurança (CS) e de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) também terão novos líderes: João Cardoso (Avante) e Iolando (MDB), respectivamente.
Fonte: BdF Distrito Federal