Brasília, 30/09/2024

Brasília, 30/09/2024

Com Trump ou Biden, EUA caminham para ‘protecionismo e desglobalização’

Independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais em novembro, os Estados Unidos caminham para a desglobalização e para políticas econômicas protecionistas, depois de décadas de promoção do livre mercado e da conexão comercial do mundo, afirma a mídia especializada.
Os dois principais candidatos à presidência dos Estados UnidosJoe Biden e Donald Trump, já fazem, em pré-campanha, discursos que sugerem que o país norte-americano caminha para a desglobalização e para o protecionismo comercial, conforme analisa o Financial Times.
Na terça-feira (14), o presidente Biden impôs tarifas sobre uma série de produtos chineses, incluindo 100% sobre veículos elétricos. O ex-presidente Donald Trump, por sua vez, criticou que o democrata tenha demorado tanto a impô-las e prometeu que, caso chegue à Casa Branca,
imporá tarifas de 200% sobre os automóveis chineses, mais 10% sobre todas as importações de qualquer país.
jornal britânico sustenta que, se a guerra comercial contra a China beneficiar Biden nas eleições e ele conseguir vencer, será vista com bons olhos em retrospectiva, embora possa atrasar a transição dos Estados Unidos para a energia verde e aumentar os impostos sobre as classes médias. (Sputnik Brasil)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais