Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

CPI dos Atos Antidemocráticos não teve acesso integral a imagens do Planalto

A CPI que investiga os atos antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) enviou dois ofícios ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pedindo acesso integral às imagens do Palácio do Planalto que mostram a ação dos golpistas no dia 8 de janeiro. À TV Globo, o presidente da comissão, deputado Chico Vigilante (PT), confirmou que o material não foi entregue e que esperam uma resposta há 15 dias.

“Eles falaram que a íntegra tem 160 horas de gravação, que seria muito pesado para passar. Nossa resposta foi que nossos técnicos iriam até lá buscar, mas essa resposta não chegou e não temos esse material”, disse o deputado.

Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens de circuito interno do Planalto no dia em que o prédio foi depredado. Moraes também pediu que a Polícia Federal ouça servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam no palácio durante a invasão (saiba mais abaixo).

Vigilante relata que causou desconforto ver imagens novas onde servidores do GSI conversavam com os extremistas. Um deles, um major, oferece água aos invasores.

“Causou estranheza dizer que não podiam passar para a CPI e resolveram passar de maneira clandestina. Ainda queremos as cópias na integra e, se eles não fornecerem, iremos à justiça para garantir o acesso”, garantiu.

Ainda segundo ele, a intensão é aprovar a convocação de novos depoimentos para explicar o papel da pasta nos atos. Ele voltou a reforçar que quer a convocação do ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, do ex-titular General Augusto Heleno, e do ex- chefe do Comando Militar do Planalto general Gustavo Henrique Dutra de Menezes.

“Vamos convocar o Dias, o Heleno, e o Dutra. Não vamos mais convidar, vamos convocar. O requerimento será aprovado na quinta-feira e, assim que aprovado, vamos montar o calendário. Eles serão prioridade para serem ouvidos”, afirmou. (G1)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais