A presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, está internada desde a última sexta-feira (21), no Centro Médico Internacional de Xangai Leste, na China, por uma neurite vestibular, segundo informado nas redes sociais da presidenta.
Dilma teve uma inflamação no nervo vestibular, que faz parte do ouvido interno e é importante para o equilíbrio e a orientação espacial. A condição pode gerar vertigem e problemas de equilíbrio, entre outros sintomas.
A assessoria da presidenta afirmou que ela responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias. Ela se mantém no hospital em função do protocolo da instituição médica, que mantém a internação durante todo o processo de tratamento.
Dilma diz que continua trabalhando do hospital e agradeceu as mensagens de apoio e solidariedade enviadas.
O presente mandato de Dilma à frente do NBD termina em julho deste ano. A presidência da instituição deveria ficar nas mãos da Rússia, mas o presidente Vladimir Putin anunciou que o país vai propor que o Brasil continue assumindo a liderança do banco nos próximos cinco anos. A proposta foi anunciada em uma entrevista coletiva durante a última Cúpula dos Brics em Kazan.
“A Rússia propôs estender a presidência do Brasil e da presidente do banco, Sra. Rousseff, neste banco, tendo em vista que este ano o Brasil está presidindo o G20, e no ano que vem ele vai assumir o comando e liderar o BRICS”, disse Putin, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.
Ele explicou que a Rússia não quer “transferir todos os problemas associados” às sanções “para as instituições em cujo desenvolvimento nós mesmos estamos interessados”. (BdF)