O presidente dos EUA, Donald Trump, propôs uma tarifa de 80% sobre a China antes das negociações que começam no sábado e pediu que Pequim faça mais para abrir seu mercado aos produtos americanos.”Uma tarifa de 80% sobre a China me parece correta! A decisão é do Scott B!” , disse Trump em uma publicação nas redes sociais na manhã de hoje (09), referindo-se ao secretário do Tesouro, Scott Bessent.
“A China deveria abrir seu mercado para os EUA. Seria ótimo para eles! Mercados fechados não funcionam mais!” , ele escreveu em outro post.
Bessent e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, iniciarão conversas com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, neste fim de semana na Suíça , as primeiras conversas públicas entre as duas maiores economias do mundo para neutralizar uma guerra comercial que viu Trump impor tarifas de 145% à China e Pequim retaliar com 125% a muitos produtos dos EUA.
Os comentários de Trump deram uma forte dose de realidade aos investidores que estavam esperando o início das negociações entre os dois países, ansiosos por qualquer sinal de que os EUA buscariam uma saída para a guerra comercial que abalou os mercados de ações e títulos e aumentou os riscos de uma recessão global.
Trump impôs tarifas pesadas a dezenas de países em abril, apenas para suspender rapidamente essas taxas sobre importações e dar a seus parceiros comerciais 90 dias para negociar acordos com seu governo. Na quinta-feira , Trump anunciou o primeiro acordo com o Reino Unido, embora tenha ficado muito aquém do pacto “completo e abrangente” que ele havia prometido, com muitos detalhes cruciais deixados para futuras negociações.
As negociações com a China prometem ser ainda mais complicadas. No início desta semana, Trump descartou um corte preventivo de impostos para a China para impulsionar as negociações .
Embora Trump tenha dito que está disposto a reverter as tarifas sobre a China em algum momento, o presidente e seus assessores sinalizaram que os consumidores americanos estão dispostos a suportar o impacto da guerra comercial na forma de preços mais altos e menos opções para permitir que sua tentativa de trazer mais empregos na indústria para o país tenha sucesso.