Brasília, 15/05/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ednaldo Rodrigues é destituído da presidência da CBF pela Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) destituiu Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quinta-feira.

Fernando Sarney, vice-presidente, assume como interventor e convocará novas eleições para definir o novo mandatário da entidade. A decisão foi tomada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, presidente da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ.

“Que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7° do Estatuto da Entidade”, disse o desembargador em sua decisão.

No último dia 7, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. No entanto, enviou o caso à Justiça do Rio de Janeiro.

A deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e o próprio Fernando Sarney pediram o afastamento de Ednaldo, sob a suspeita de uma suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo homologado pelo STF ainda neste ano, que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022.

Esta é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF. No final de 2023, o mandatário foi destituído do cargo também pelo TJ-RJ, mas retornou após decisão de Gilmar Mendes. (Gazeta)

Tags

Gostou? Compartilhe!