Indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres fez um pronunciamento através de suas redes sociais no início da tarde desta quinta-feira, 23/1. Visivelmente, emocionada, a artista agradeceu à equipe do longa, os colegas de cena e a família Paiva.
“E acima de tudo, quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo”.
A atriz revelou que não esperava concorrer à estatueta, que é um momento histórico em sua vida e que tem um signifcado muito grande apra o cinema brasileiro ter uma obra falada em português entre os indicados a Melhor Filme:
“Estou muito emocionada e muito surpresa (…) Muito feliz, assustada e orgulhosa”.
A indicação de Fernanda Torres é a primeira do Brasil na categoria em 26 anos. A última vez que o país teve uma atriz nomeada foi com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, por sua atuação em Central do Brasil.
Ao lado da brasileira, disputam o prêmio de Melhor Atriz: Mikey Madison por “Anora”, Demi Moore por “A Substância”, Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez” e Cynthia Erivo por “Wicked”.
Os vencedores da principal premiação do cinema serão conhecidos em 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Até o momento, o filme “Ainda Estou Aqui” já atraiu mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros, conquistando tanto o público quanto a crítica.
No dia 5 de janeiro, Fernanda Torres fez história ao se tornar a primeira atriz brasileira a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz, competindo com grandes nomes de Hollywood como Angelina Jolie, Kate Winslet, Nicole Kidman, Pamela Anderson e Tilda Swinton.
O filme teve sua estreia mundial no 81º Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de melhor roteiro, e foi exibido em festivais como os de Toronto, Nova York, Londres, San Sebastian e muitos outros. Na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ganhou o prêmio do público de melhor filme de ficção. Foi indicado ao Critics’ Choice 2025 como Melhor Filme Internacional e selecionado pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão para competir por uma vaga entre os cinco finalistas do BAFTA, cuja cerimônia de premiação ocorrerá no dia 16 de fevereiro.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a emocionante saga de Eunice Paiva em busca de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado desaparecido durante o Regime Militar. A produção foi elogiada por críticos ao redor do mundo pela sensibilidade de sua narrativa e pelas atuações do elenco, com destaque para Fernanda Torres no papel de Eunice. (G1)