Brasília, 30/09/2024

Brasília, 30/09/2024

Enchentes no Uruguai deixam cerca de 3 mil desabrigados

O Sistema Nacional de Emergência do Uruguai (Sinae) apresentou um relatório no domingo revelando que 3.034 pessoas foram deslocadas pelas enchentes que afetam grande parte do país, em nove dos 19 departamentos do país.

De acordo com o texto, o número de evacuados aumentou ligeiramente desde o último sábado, de 543 para 598, embora o número de auto-evacuados tenha diminuído em relação aos 4.209 registrados.

Dos afetados, 998 são do departamento de Paysandú, 715 de Treinta y Tres, 530 de Salto, 457 de Durazno, 129 de Cerro Largo, 95 de Artigas, 44 de Tacuarembó, 40 de Rocha e 26 de Soriano.

“Desde ontem, a operação de retorno está em andamento em Treinta y Tres e, até o momento, está sendo realizada de acordo com os protocolos em vigor e sem nenhum problema. O número de pessoas deslocadas nesse departamento e também em Tacuarembó diminuiu”, disse o relatório, acrescentando que seis rotas nacionais que passam por quatro departamentos foram interrompidas.

A estatal Administración Nacional de Usinas e Trasmissões Elétricas (UTE), por sua vez, está implementando bônus para os clientes nos departamentos mais afetados, incluindo estratégias comerciais como descontos e a prorrogação do prazo para as contas de energia.

O Sinae informou que o diretor nacional de emergências, Santiago Caramés, viajou ao departamento de Salto no domingo (12) para visitar as áreas afetadas junto com o coordenador do Centro Coordenador de Emergências Departamentais (Cecoed) local, Josué Lima, e também supervisionou dois centros de evacuação.

A agência também reiterou em seu relatório a lista de recomendações para o risco de inundação, que vão desde o aviso de “não tentar atravessar estradas, entradas de garagem ou pontes inundadas, mesmo que você conheça o local” até a indicação de “colocar bens e objetos de valor nos lugares mais altos da casa”, entre outras.(Brasil de Fato)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais