Brasília, 24/02/2025

EUA cortarão financiamento federal para escolas que exigem vacinas obrigatórias contra COVID-19

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na sexta-feira para cortar o financiamento federal para escolas e universidades que exigem vacinas obrigatórias contra o coronavírus.

O decreto proíbe o uso de tais fundos para apoiar ou subsidiar instituições educacionais que exijam que os alunos tenham recebido tal vacina para participar de programas educacionais presenciais.

A ordem se aplica a qualquer agência de serviços educacionais, seja estadual ou local, escola de ensino fundamental ou médio, ou instituição de ensino superior.

A medida ocorre logo após Robert F. Kennedy Jr. ser confirmado como secretário de saúde do governo Trump, conhecido por suas teorias antivacinas.

A ordem contra as vacinas preventivas contra o coronavírus

O conteúdo completo da medida de Trump ainda é desconhecido, mas alguns meios de comunicação estão relatando que ela ordena que Kennedy Jr. e Linda McMahon, sua indicada para Secretária de Educação, estabeleçam diretrizes de conformidade que forneçam um plano para acabar com as determinações coercitivas de vacinação contra a COVID-19 .

O líder republicano já teria anunciado durante sua campanha presidencial sua intenção de impedir que escolas e outras instituições imponham a vacinação obrigatória contra a Covid e, da mesma forma, cortar o financiamento desses centros.

A última ordem executiva se soma a outras na crise da COVID-19. Esta não é sua primeira ordem executiva relacionada à Covid, pois em 27 de janeiro ele assinou uma ordem para reintegrar, com pagamento retroativo, militares da ativa e da reserva que foram dispensados ​​durante o governo Joe Biden (2021-2025) por se recusarem a ser vacinados.

El Nacional com  informações da Efe.

Tags

Gostou? Compartilhe!