Brasília, 02/10/2024

Brasília, 02/10/2024

Gaza: ataques a hospitais travam saída de brasileiros pela fronteira

Grupo de 24 brasileiros, 7 palestinos com residência no país e 3 parentes , seguem aguardando a reabertura da fronteira com o Egito neste sábado (11). O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou hoje, que a passagem de Rafah, que liga Gaza ao território egípcio, permanece fechada.

Segundo Candeas, para a passagem ser reaberta, é necessário um de comboio de ambulâncias. No entanto, até esta manhã, não há previsão para deslocamento desses veículos, pois hospitais estão sendo atacados e cercados, portanto, não torna-se inviável a transferência de feridos do Norte para o Sul.

Os brasileiros e familiares entraram na 7ª lista  de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, e embarcariam em um avião presidencial, fornecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) que os aguarda em Cairo, capital do Egito.  Eles se locomoveram até a fronteira, mas ela não foi aberta novamente. Apenas duas ambulâncias com feridos conseguiram cruzar a passagem na sexta (10).

“Se ambulâncias puderem sair, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros. Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos de novo para lá”, informou Candeas.

A Embaixada de Israel no Brasil emitiu uma nota na sexta-feira (10) dizendo que, “apesar dos muitos esforços de Israel e do Brasil, o Hamas impediu hoje a abertura da passagem de Rafah e impediu que os cidadãos brasileiros saíssem da Faixa de Gaza”. (IG)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais