Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

GDF é condenado a indenizar paciente que teve intestino perfurado durante exame

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou o governo do DF a indenizar uma paciente que teve o intestino perfurado durante um exame de videocolonoscopia em um hospital público da capital. Em decisão unânime, foi estabelecido o pagamento de R$ 31.419,97, por danos materiais, morais e estéticos.

Maria do Socorro Tavares dos Santos foi submetida ao exame no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), em 2020. Ela teve o intestino perfurado duas vezes durante o procedimento. Segundo a paciente, por causa das perfurações, ela precisou ser submetida a uma cirurgia e, agora, precisa usar uma bolsa de colostomia.

Em nota, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal afirmou que o governo foi intimado da decisão e que avalia se cabe recurso.

Decisão

A sentença de primeira instância saiu em outubro do ano passado. No entanto, o GDF recorreu, alegando que não houve falha na prestação do serviço médico e que não ocorreu intercorrências durante o exame.

Na ação, segundo a defesa, o laudo foi inconclusivo quanto as perfurações causadas no intestino da paciente. Além disso, os danos materiais seriam indevidos, “uma vez que ela estava sendo atendida pela rede pública de saúde e optou por ser atendida na rede privada”.

No entanto, a Justiça manteve a condenação anterior. Segundo a 6° Turma Cível do TJDFT, “estão comprovados os pressupostos de responsabilidade objetiva do estado pelos danos suportados pela autora. Está comprovada a atuação de agente da administração pública, o resultado danoso, e o nexo de causalidade entre os dois”. (G1)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais