Brasília, 06/05/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Kremlin alerta para resposta “apropriada” caso Ucrânia não aceite à trégua

O Kremlin alertou a Ucrânia na terça-feira sobre uma “resposta apropriada” caso o país não se junte à trégua de três dias (8, 9 e 10 de maio) declarada por ocasião da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

“Se não houver reciprocidade (no cumprimento da trégua), uma resposta apropriada será dada imediatamente”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária por telefone.

Ele acrescentou que, por enquanto, a proposta de cessar-fogo “permanece relevante” e que as instruções correspondentes foram emitidas às tropas.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na semana passada uma trégua unilateral de três dias para marcar o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, quando o Kremlin reunirá os principais líderes mundiais que apoiam o fim da hegemonia ocidental.

O cessar-fogo entrará em vigor à meia-noite de 7 e 8 de maio e expirará 72 horas depois, à meia-noite de 10 e 11 de maio, disse o Kremlin em um comunicado.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, por sua vez, disse que um cessar-fogo de três dias é inútil e insistiu na necessidade de cessar as hostilidades por pelo menos 30 dias.

“Vamos tentar um cessar-fogo de 30 dias. Por que 30 dias? Porque é impossível chegar a um acordo sobre qualquer coisa em três, cinco ou sete dias”, disse o presidente ucraniano no último sábado.

Zelensky também disse que a Ucrânia não pode garantir a segurança de líderes estrangeiros que decidirem ir à capital russa para as comemorações do Dia da Vitória , comentários que foram recebidos como uma ameaça por Moscou. (Al Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!