Brasília, 03/10/2024

Brasília, 03/10/2024

Lula visitará regiões afetadas pelas chuvas nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em publicação no Twitter, que irá visitar nesta segunda-feira (20) as áreas do litoral de São Paulo afetadas pelas chuvas. Temporais provocaram alagamentos, estragos e deixaram ao menos 24 vítimas na região. De acordo com o governo do estado, 228 pessoas estão desalojadas e 338 permanecem desabrigadas.

“Amanhã irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”, disse o presidente.

Lula afirmou que conversou, neste domingo (19), com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Além disso, destacou que o governo federal, através da Defesa Civil Nacional e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para “ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”.

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, afirmou Lula.

Temporais e mortes 

As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em São Paulo causaram ao menos 36 mortes e deixaram dezenas de desabrigados neste domingo (19) em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral.

As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, que foi totalmente liberada por volta das 21h30.

Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São SebastiãoIlhabelaCaraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

Veja, abaixo, as principais informações sobre a tragédia:

O governador Tarcísio de Freitas e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, viajaram neste domingo para São Sebastião. Um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e aos desalojados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao litoral de SP nesta segunda-feira (20) e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.

As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de carnaval deste domingo. A previsão é que a agenda dos próximos dias seja reavaliada na manhã desta segunda. (CNN Brasil e G1)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais