Brasília, 02/10/2024

Brasília, 02/10/2024

Mãe presa por matar os filhos tem condenação anulada na Austrália

Nesta quinta-feira (14), a Justiça da Austrália anulou formalmente as condenações contra Kathleen Folbigg. A mulher passou 20 anos presa após ser condenada por matar seus 4 filhos. Segundo a Justiça, a sentença foi dada de forma injusta. Os advogados fizeram o pedido de reforma legal e uma compensação “substancial”.

Folbigg está livre desde junho, quando o juiz aposentado Tom Bathurst reexaminou as evidências do caso, que aconteceu em 2003, e entendeu que há “dúvida razoável” quanto a sua culpa pela morte dos filhos.

O Tribunal de Apelação Criminal de Nova Gales do Sul então decidiu formalmente pela anulação da condenação para ‘limpar’ a culpa do caso do nome de Folbigg. A decisão foi tomada por um painel de juízes, que concordaram que a mulher deveria ser absolvida de todas as acusações postas sobre ela, colocando esse como um dos mais proeminentes erros judiciais do país.

Após a decisão, fora dos tribunais, Folbigg agradeceu quem a apoiou neste momento, e quem trabalhou para conseguir convencer o governo e o sistema legal a reavaliar as evidências, além de levar em consideração as novas provas científicas que justificavam um exame mais atento de suas convicções.

Ao lado dos advogados e dos amigos, Folbigg disse: “O tempo para ver o resultado de hoje custou muito a muitas pessoas”. “Eu esperava e rezei para que um dia eu pudesse ficar aqui com meu nome limpo”, completou.

A advogada do caso, Rhanee Rego, disse: “Não estou preparada para colocar um valor nisso, mas será maior do que qualquer pagamento substancial que tenha sido feito antes”. Ela completa: “Uma mulher inocente que sofre pode e deve ser reconhecida e se tornar um grande impulso para melhorar nosso sistema legal”. (IG)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais