Brasília, 16/04/2025

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morre Mario Vargas Llosa, escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura

Morreu hoje o escritor peruano Mario Vargas Llosa . Seu filho, Álvaro Vargas Llosa, disse que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura morreu em Lima, cercado por sua família. Na declaração publicada no X, ele disse : “Com profundo pesar, tornamos público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu.” 

Seu falecimento entristecerá seus parentes, amigos e leitores ao redor do mundo, mas esperamos que eles encontrem consolo, assim como nós, no fato de que ele teve uma vida longa, variada e frutífera e deixou uma obra que sobreviverá a ele”, acrescentou.

Não haverá cerimônia pública em torno da morte do escritor, acrescentaram no comunicado.

“Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos confiamos que teremos espaço e privacidade para nos despedir dele com nossa família e amigos próximos”, disse Álvaro Vargas Llosa.

Conquistas de Mário Vargas Llosa

O autor de A Cidade e os Cães (1963) e Lituma nos Andes (1993) foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2010 por sua “cartografia das estruturas de poder e imagens nítidas de resistência, rebelião e derrota do indivíduo”, informou a agência de notícias EFE.

Além disso, o peruano se tornou o primeiro autor de língua espanhola a ingressar na Academia Francesa de Línguas, em fevereiro de 2023, e em seu discurso afirmou que “graças à França”, onde começou a escrever alguns de seus romances mais notáveis, ele descobriu “outra América Latina”.

Nascido em Arequipa, Peru, em 1936, sempre demonstrou grande capacidade de trabalho, disciplina e uma vitalidade que o levou a ingressar em diversas áreas, além da escrita, como concorrer à presidência do Peru em 1990 e aparecer no palco como ator.

Com uma vida marcada por sucessos — salvo o fracasso de sua experiência política —, pelo favor dos leitores e com todos os prêmios possíveis (Nobel, Cervantes, Príncipe das Astúrias, Rómulo Gallegos, Planeta ou Jerusalém, entre outros) — a história do acadêmico e escritor foi determinada pela figura de seu pai, um homem autoritário que nunca quis que ele fosse escritor.

Sua carreira brilhante começou nos anos sessenta com obras como A Cidade e os Cães , A Casa Verde e Conversa na Catedral . Nos últimos meses, seus vizinhos em Barranco se acostumaram à imagem de Vargas Llosa, apoiado em sua bengala, vagando pelos cantos de Lima. (El Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!