Brasília, 24/06/2026

Netanyahu aceitou o plano de paz de Trump para Gaza

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na segunda-feira que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aceitou seu plano de 20 pontos para alcançar a paz em Gaza .

A proposta, apresentada em uma aparição conjunta na Casa Branca, contempla a criação de um governo de transição na Faixa de Gaza sem a participação do Hamas, que seria supervisionado por um conselho presidido pelo próprio Trump. O plano também deixa em aberto a possibilidade da futura criação de um Estado palestino, informou a Efe.

“Quero agradecer ao primeiro-ministro Netanyahu por aceitar o plano e por sua confiança de que, se trabalharmos juntos, poderemos pôr fim à morte e à destruição que testemunhamos por tantos anos, décadas e até séculos, e assim inaugurar uma nova era de segurança, paz e prosperidade para toda a região”, disse Trump a repórteres após uma reunião com o primeiro-ministro israelense.

Trump reconhece possível rejeição do plano pelo Hamas

No entanto, o presidente dos EUA reconheceu a possibilidade de o Hamas rejeitar o acordo. “Se o fizerem, serão os únicos a se opor. Todos os outros o aceitaram”, afirmou, embora tenha acrescentado que tem a sensação de que haverá “uma resposta positiva” do grupo islâmico .

Em caso de rejeição, Trump deixou claro que Israel teria o total apoio de Washington. “Caso contrário, como você bem sabe, Bibi, terá apoio ainda maior para tomar as medidas necessárias”, declarou, referindo-se ao primeiro-ministro pelo apelido.

Ele especificou que os dois tiveram uma “longa e difícil conversa” na segunda-feira, durante a qual Netanyahu entendeu que “é hora de buscar um acordo de paz”.

 

Tags

Gostou? Compartilhe!