Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) mostra o atual prefeito de São Paulo , Ricardo Nunes (MDB), em primeiro lugar na disputa do segundo turno pela prefeitura da capital paulista contra Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo os dados, Nunes tem 44%, enquanto Boulos marca 35% no cenário estimulado, isto é, quando o nome dos candidatos é apresentado previamente aos entrevistados. Os brancos e nulos somam 19%, enquanto os indecisos são 2%.
Veja os dados do cenário estimulado:
- Ricardo Nunes (MDB) – 44% (eram 45%)
- Guilherme Boulos (PSOL) – 35% (eram 33%)
- Brancos e nulos – 19% (eram 19%)
- Não sabem ou não responderam – 2% (eram 3%)
Pesquisa espontânea
O levantamento da Quaest também realizou a pesquisa espontânea, na qual os entrevistados dizem em quem votariam sem receber os nomes dos candidatos. Nesse cenário, os resultados foram:
- Ricardo Nunes (MDB) – 36% (eram 38%)
- Guilherme Boulos (PSOL) – 28% (eram 29%)
- Brancos e nulos – 27% (eram 26%)
- Não sabem ou não responderam – 8% (eram 8%)
Outra questão era sobre a certeza que têm nos votos que anunciaram. Os eleitores tanto de Nunes, quanto de Boulos, têm 83% de certeza no voto, e 17% admitem que ainda podem mudar de ideia.
Já sobre análise de imagens de cada candidato, Nunes tem tanto mais imagem positiva quanto menos negativa. Confira:
Nunes :
- Conhecem e tem imagem positiva: 53%
- Conhecem e tem imagem negativa: 36%
- Conhecem : 6%
Boulos:
- Conhecem e tem imagem positiva: 41%
- Conhecem e tem imagem negativa: 40%
- Conhecem: 12%
- Não conhecem/não responderam: 7%
A pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 20 e 22 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06257/2024.
Outros dados sobre segundo turno em SP
Mudança de votos de primeiro turno
Os outros candidatos a mais arrecadar votos no primeiro turno da votação para prefeito de São Paulo foram Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB).
As pessoas que votaram em Marçal, em sua maioria, migrou para Nunes (79%); apenas 7% votarão no Boulos. O cenário se inverte entre os eleitores de Tabata: 62% agora votam em Boulos, mas 19% em Marçal.
Liderança demográfica
Existem semelhanças e diferenças entre os eleitores de ambos candidatos. Agora, os dois empatam tecnicamente entre pessoas com mais de 7 salários mínimos e mulheres (nas pesquisas anteriores, Nunes apareceu na frente). Outros empates são jovens entre 16 e 34 anos, pessoas com Ensino Superior ou mais, e pessoas que ganham entre 3 e 7 salários mínimos.
Nunes, no entanto, lidera entre homens e pessoas com mais de 35 anos, pessoas que estudaram até o ensino fundamental e/ou médio, e trabalhadores com menos de 3 salários mínimos, além de eleitores do Bolsonaro e cristãos.
Por sua vez, Boulos lidera entre pessoas não-cristas e eleitores de Lula em 2022.
Capacidade de resolver problemas da cidade
Questionados sobre a capacidade de resolver problemas na cidade, a maior parte dos eleitores apostou em Nunes. Abaixo, cada tópico acompanhado, respectivamente, dos votos em Nunes e Boulos:
- Asfaltamento (54% e 28%)
- Segurança pública (52% e 27%)
- Trânsito (50% e 28%)
- Limpeza de vias públicas (49% e 34%)
- Transporte Público (49% e 34%)
- Prevenção de enchentes (45% contra 31%)
- Educação (48% e 35%)
- Saúde (45% e 37%)
- Quedas de energia (40% e 33%)
- Habitação (42% e 39%)