Brasília, 02/10/2024

Brasília, 02/10/2024

Supremo promove exposição para lembrar atos golpistas de janeiro de 2023

O Supremo Tribunal Federal vai promover uma exposição para marcar o primeiro ano dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em que bolsonaristas promoveram quebra-quebra nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sedes dos Três Poderes foram atacadas no dia 8 de janeiro de 2023

A abertura da mostra, intitulada “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, será feita pelo presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, no Hall dos Bustos, na próxima segunda-feira (8/1), às 14h, com a presença de ministros do STF e outras autoridades.

A exposição será aberta ao público na terça-feira (9/1), das 13h às 17h, no térreo do edifício-sede do Supremo.

A iniciativa, voltada à preservação da memória institucional do STF, mostra cenas que simbolizam tanto a resistência da corte diante da retomada de suas atividades, com base na previsão constitucional de funcionamento do órgão de cúpula do Judiciário nacional, quanto os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio do Supremo.

A mostra também contempla o projeto “Pontos de Memória”, implementado logo após os atos antidemocráticos, que expõe peças danificadas, fragmentos decorrentes da violência e outros vestígios físicos do ataque. (Conjur)

Serviço
“Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”
Abertura para autoridades, convidados e imprensa: segunda-feira (8/1), às 14h, no Hall dos Bustos
Abertura para o público: terça-feira (9/1), das 13h às 17h
Local: térreo do edifício-sede do STF

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais