O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira — após conversas telefônicas com seus colegas russo e ucraniano, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky — que a Rússia e a Ucrânia iniciarão imediatamente negociações para alcançar um cessar-fogo e, “ainda mais importante”, encerrar a guerra.
Por meio de sua plataforma Truth Social, o republicano detalhou que a conversa com Putin durou duas horas, informou a Efe.
“Acho que tudo correu muito bem. Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente as negociações para um cessar-fogo e, mais importante, o fim da guerra. As condições para isso serão negociadas entre ambas as partes, o que só é possível porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais saberia. O tom e o espírito da conversa foram excelentes “, disse Trump.
O presidente acrescentou que informou Zelensky, bem como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o acordo; ao primeiro-ministro italiano Giorgia Meloni e aos líderes da França (Emmanuel Macron), Alemanha (Friedrich Merz) e Finlândia (Alexander Stubb), em uma ligação após a de Putin.
A oferta do Papa de acolher o diálogo entre a Rússia e a Ucrânia no Vaticano
Trump lembrou que o Papa Leão XIV expressou interesse em sediar esse diálogo no Vaticano . “Que o processo comece!” ele escreveu nas redes sociais.
Ele observou que a Rússia quer se envolver em comércio “em larga escala” com os Estados Unidos quando esse “banho de sangue” acabar, uma possibilidade que ele endossou.
“A Rússia tem uma tremenda oportunidade de criar enormes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado. A Ucrânia também pode se beneficiar muito do comércio no processo de reconstrução do seu país”, disse ele.
Esta é a terceira conversa telefônica entre Putin e Trump desde que o presidente dos EUA voltou ao poder em 20 de janeiro.
O anúncio foi feito depois que representantes da Ucrânia e da Rússia se encontraram na Turquia na sexta-feira, onde o único acordo concreto foi a troca de 1.000 prisioneiros de guerra para cada lado , juntamente com a promessa de compartilhar listas de condições para um possível cessar-fogo.
Trump anunciou que falaria com Putin e Zelensky na segunda-feira para discutir como parar a violência na Ucrânia e discutir oportunidades de negócios, expressando confiança de que o diálogo seria “produtivo”. (El Nacional)