O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Ucrânia na sexta-feira por ainda não ter assinado o acordo de terras raras e espera que a Ucrânia o faça em breve.
“A Ucrânia, sob a liderança de Volodymyr Zelensky, não assinou os documentos finais do crucial acordo sobre terras raras com os Estados Unidos. Está com pelo menos três semanas de atraso. Esperemos que seja assinado IMEDIATAMENTE”, disse ele em sua rede social, Truth Social.
O acordo deveria ter sido assinado durante a reunião inicial do líder ucraniano na Casa Branca em 28 de fevereiro, que terminou em um acalorado confronto verbal e sua saída da Casa Branca sem que o documento fosse assinado.
A versão inicial previa a criação de um fundo de investimento comum controlado pelos EUA, que seria financiado com metade da receita gerada pela exploração dos recursos de terras raras da Ucrânia e garantiria investimentos no país europeu.
Posteriormente, as partes retomaram as negociações e, em 17 de abril, foi revelado que ambos os lados assinaram um memorando alinhando suas posições.
Dois dias depois, o Ministério da Economia ucraniano negou que o acordo que buscam reconheça o apoio dos EUA como uma “dívida” para com o país atacado pela Rússia.
De acordo com a publicação ucraniana Ukrainska Pravda, a versão mais recente do pacto — apresentada à Ucrânia em 28 de março — inclui, no entanto, condições menos vantajosas para a Ucrânia, como a obrigação de oferecer prioridade a Washington em qualquer projeto de exploração de seus recursos.
Trump acrescentou em sua postagem desta sexta-feira que a negociação de um acordo de paz no conflito com a Rússia está no caminho certo. “Parece que haverá sucesso no futuro!” ele destacou em sua plataforma.