Brasília, 23/02/2025

Trump confirma que não há sobreviventes na queda do avião em Washington

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou na quinta-feira que não houve sobreviventes no acidente aéreo ocorrido na quarta-feira à noite perto de Washington, onde um helicóptero militar e um avião comercial colidiram no ar antes de cair nas águas geladas do Rio Potomac.

“Falo com vocês esta manhã em um momento de grande angústia para nossa nação”, disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca. “Passamos para uma missão de recuperação de corpos porque, infelizmente, não há sobreviventes”, acrescentou o presidente, visivelmente afetado.

Recuperação de 28 corpos

O chefe dos Serviços de Emergência e Incêndio de Washington, John Donnelly, disse que as equipes de resgate recuperaram até agora 28 corpos, 27 deles do voo comercial American Eagle e um do helicóptero militar Black Hawk.

“Não acreditamos que haja mais pessoas vivas. “A operação passou de uma missão de resgate para uma missão de recuperação”, disse Donnelly.

A aeronave acidentada, um Bombardier CRJ700 operado pela American Eagle, estava fazendo a aproximação final para o Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington quando colidiu com um helicóptero militar Black Hawk que transportava três tripulantes.

Havia 60 passageiros e 4 tripulantes a bordo do avião.

As autoridades identificaram a localização exata dos destroços de ambas as aeronaves. A fuselagem do avião foi invertida e fragmentada em três seções, que foram encontradas em águas rasas do Potomac.

Donald Trump culpa as políticas de Joe Biden e Barack Obama

Durante seu discurso, Trump não apenas lamentou a tragédia, mas também criticou os programas de diversidade e inclusão implementados na Administração Federal de Aviação pelos ex-presidentes Joe Biden e Brack Obama.

Segundo ele, esses programas levaram à contratação de controladores de tráfego aéreo “com deficiência intelectual grave e problemas psiquiátricos”, o que, em sua opinião, pode ter influenciado no acidente.

«A FAA tem contratado trabalhadores sob uma iniciativa de diversidade e inclusão que coloca a segurança da aviação em risco. ” Precisamos de pessoas com as melhores capacidades para essas funções críticas”, acrescentou.

O presidente também anunciou a nomeação de Chris Rocheleau como o novo administrador da FAA, aguardando confirmação do Senado dos EUA.

Campeões russos entre as vítimas

O acidente causou choque internacional, especialmente na Rússia, porque entre as vítimas estão os campeões de patinação artística Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov.

Donald Trump confirmou que seu governo está em contato com as autoridades russas para facilitar a repatriação dos corpos.

“Já estamos em comunicação com a Rússia e a resposta é sim, vamos facilitar”, disse o presidente. No entanto, ele negou ter falado diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o assunto.

O Kremlin já expressou suas condolências às famílias das vítimas e solicitou cooperação no transporte dos restos mortais dos cidadãos russos mortos no acidente.

Investigação em andamento: as condições meteorológicas eram ótimas

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes está analisando as caixas-pretas do avião para esclarecer as causas exatas do acidente. As condições climáticas no momento do acidente eram ótimas, o que levantou mais questões sobre o que aconteceu.

O Aeroporto Nacional Ronald Reagan, onde o avião deveria pousar, foi temporariamente fechado após o acidente, mas reabriu na quinta-feira. (El Nacional)

Tags

Gostou? Compartilhe!